O Ciclo de Palestras do Mugeo é uma iniciativa que vem ocorrendo com sucesso. Foram realizadas palestras seguidas de Oficinas, sempre aos domingos nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro e outubro.

O público que vem participando com bastante interesse nesses eventos é bastante diversificado, vai de alunos graduandos de biologia, geografia, química a professores do ensino fundamental, profissionais liberais e moradores da região e visitantes do Parque da Água Branca, onde o MUGEO está localizado.

O evento consiste em uma palestra com os pesquisadores do Instituto Geológico e versa sobre temas de geociências.

Em abril , quando iniciaram as palestras seguidas por oficinas de arte-educação ambiental, foi proferida a inicial com o tema : GEOLOGIA e CADEIA ALIMENTAR pelo diretor e pesquisador do MUGEO – Fernando Alves Pires, em maio, o tema foi CAVERNAS, e quem apresentou foi o pesquisador Willian Sallum. Em junho, o tema foi A IMPORTÂNCIA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: fontes de contaminação, qualidade e saúde humana, palestra dada pela pesquisadora Cláudia Varnier.

No mês de agosto a pesquisadora Maria da Saudade Maranhão, ministrou a palestra sobre PALEONTOLOGIA.

Em setembro, no último domingo dia 28, o tema abordado foi RECURSOS MINERAIS , e quem a ministrou foi o pesquisador Hélio Shimada.

As palestras são agendadas pelo telefone : 3673.67.97 ou 3872.63.58. Iniciam-se às 14:00 e tem a duração de uma hora e meia. Em seguida acontece a Oficina, que trata plasticamente o assunto de modo a processar artisticamente o conteúdo apreendido, e é realizada com diversos materiais : telas, tintas, argilas, rochas, papéis, cedidos pelo Mugeo, sob a coordenação das educadoras ambientais e artísticas, Cléo Toledo e Diamani de Paulo.

Vêm sendo bastante criativas as Oficinas que são encerradas às 17:00, com comentários do grupo sobre os resultados obtidos, que motivados pela mesma palestra e utilizando os mesmos recursos materiais, destacam a diversidade humana na percepção do mesmo conteúdo, em trabalhos bem interessantes. Os professores discutem a possibilidade de aplicar em sala de aula, a prática artística oferecida pelo Mugeo, e trocam experiências.

Quem ainda não participou está convidado. A idade sugerida é a partir dos 12 anos, pois muitos adolescentes são apaixonadas pelas histórias da ciência da Terra. Para 2009, pretendemos retomar o “DOMINGO NO PARQUE’’ , com novidades que estamos planejando.

Para mais informações:

CLIQUE AQUI