- Foto: acervo IG
O Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais, foi instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas, visando fomentar a existência de uma cultura mundial de segurança, responsabilizando os Estados e as organizações, com competências nas áreas da prevenção, planejamento e apoio às vítimas, pela implementação de medidas que visem à redução dos desastres naturais e a diminuição dos seus efeitos. Tratando-se de uma problemática global que carece, na maior parte dos casos, de políticas e soluções também elas globais, este dia destaca-se como um estímulo para que as nações cooperem e procedam à definição de estratégias e metas comuns.
Em 2008, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais foi comemorado no dia 8 de outubro, sendo marcado por variada programação da qual o Instituto Geológico participou.
Na cidade de São Paulo, o pesquisador Rodolfo Moreda Mendes representou o Instituto Geológico na palestra promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, intitulada Gestão de risco dentro do enfoque da Defesa Civil, proferida pela Dra. Cilene Victor, inserida no tema Hospitais seguros frente aos desastres: reduzir o risco, proteger as instalações de saúde, salvar vidas
Na Praia Grande, as pesquisadoras Daniela Girio Marchiori Faria e Lídia Keiko Tominaga, junto com as funcionárias Maria Helena Silva de Jesus, Maria de Lourdes Figueiredo Gomes e Lilian Carolina Soares, participaram da Olimpíada do Conhecimento, promovida pela REDEC da Baixada Santista (Coordenadoria Regional de Defesa Civil I/2). Neste evento houve a participação de 1 escola de cada um dos municípios (Santos, Guarujá. Cubatão, Praia Grande, Itanhaém e Peruíbe). Cada escola apresentou uma equipe composta por 3 alunos da 4ª série, totalizando 21 alunos participantes do evento. Sempre abordando o tema Desastres Naturais, a Olimpíada compreendeu questões objetivas, de múltipla escolha, perguntas de verdadeiro ou falso, gincana, brincadeiras de jogo de forca e simulação de acidente natural envolvendo deslizamento. Ao final foram distribuídos prêmios (Bicicletas, MP4 e MP3) aos alunos vencedores.
Em Campinas, o Instituto Geológico foi representado pelos pesquisadores Gustavo Armani e Denise Rossini Penteado, junto coma funcionária Lanna Carolina Danna e estagiários, que participaram de mesa redonda sobre Desastres Naturais. Este evento, promovido pela UNICAMP, contou com vários especialistas que se pronunciaram sobre temas relacionados à prevenção de desastres. Entre estes se destacam Helena Ribeiro, da Faculdade de Saúde Pública da USP, que abordou o tema Ações humanas na potencialização de desastres naturais em áreas urbanas, Paulo H. N. Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, que versou sobre as Mudanças Climáticas e Saúde Humana, além de Ronaldo Malheiros Figueira, da Prefeitura de São Paulo, que falou sobre Riscos ambientais relacionados a chuvas, baixa temperatura e baixa umidade: ações preventivas e gerenciamento e Andréa Koga-Vicente, do LECLIG UNICAMP, que relatou a Atuação do LECLIG em face de eventos catastróficos deflagrados por situações atmosféricas.
Foto:. Olímpiada do Conhecimento, Praia Grande