- Foto: Daniela Gírio Marchiori Faria
A MsC Daniela Gírio Marchiori Faria está desenvolvendo projeto de doutoramento junto ao Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), sob orientação do Prof. Dr. Oswaldo Augusto Filho.
O projeto Mapeamento de risco de escorregamentos em encostas urbanas: comparação entre experiências recentes e aplicação do Método Multicritério de Análise à Decisão (MMAD), iniciado em 2007, tem por objetivos:
1) minimizar a subjetividade comumente utilizada na classificação do grau de risco a escorregamentos nos mapeamentos em encostas urbanas com ocupações precárias;
2) classificar e hierarquizar os parâmetros/condicionantes do risco a escorregamentos, utilizando a probabilidade subjetiva e de um modelo de Análise de Decisão;
3) contribuir com o aprimoramento da metodologia de análise e classificação do risco nacionalmente adotada, servindo de auxílio na elaboração de políticas públicas de prevenção e redução dos impactos dos escorregamentos em encostas urbanas, visando a proteção da população e seus bens materiais.
Como metas para 2008, além da continuidade da realização dos créditos, pretende redigir a revisão bibliográfica sobre o tema e iniciar os trabalhos de campo nos municípios de Franco da Rocha (SP) e São Sebastião (SP).
Foto: área de risco em São Sebastião