Pesquisadores do Instituto Geológico participaram do evento Seminário Nacional sobre Tratamento de Áreas de Preservação Permanente em Meio Urbano e Restrições Ambientais ao Parcelamento do Solo, que ocorreu no período de 4 a 7 de setembro de 2007, nas dependências da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
O seminário fomentou o diálogo entre os diferentes posicionamentos frente à questão dos limites entre urbanização e preservação ambiental, especialmente nos casos de áreas de preservação permanente em assentamentos urbanos. O evento reuniu pesquisadores e profissionais de diversas áreas de conhecimento que estudam os fenômenos sócio-ambientais relacionados ao espaço e às condições de vida urbana e que, em seu trabalho, convivem com a tensão entre a habitação de interesse social e as condições ambientais, buscando a integração entre a função social da propriedade e o direito a um ambiente urbano sadio e seguro.
Foi apresentado o trabalho intitulado: Projeto-Piloto de Recuperação de Área Pública Degradada: Jd. Walquíria, São Mateus, São Paulo -SP de autoria de Rosângela do Amaral (Instituto Geológico), Luzia Helena dos Santos Barros (Prefeitura Municipal de São Paulo), Márcia Helena Galina (Instituto Geológico) e Rogério Rodrigues Ribeiro (Instituto Geológico); no âmbito do Grupo de Trabalho 1 Projetos e Ações. Também participaram os pesquisadores do IG Anna Artemísia Barraco de Azevedo, Denise Rossini Penteado, José Maria Azevedo Sobrinho e Sônia Aparecida Abissi Nogueira.