O Relatório do IPCC-2007, divulgado em fevereiro de 2007, mostrou dados alarmantes sobre as conseqüências das mudanças climáticas em curso no planeta. Entre as principais ameaças estão o aumento na freqüência, intensidade e duração de eventos atmosféricos anômalos e a elevação do nível do mar. Um dos principais impactos dessas ameaças é a erosão das praias ou erosão costeira.

A erosão costeira é um processo que atinge a maioria das praias de São Paulo. Suas causas podem ser naturais, como as comentadas acima, e também associadas a intervenções antrópicas na linha de costa e/ou na planície costeira.

A erosão costeira deixa marcas nas praias, conhecidas como indicadores de erosão costeira.

A partir do monitoramento desses indicadores e de sua distribuição ao longo das praias paulistas, a Pesquisadora Dra. Celia Regina de Gouveia Souza elaborou um Mapa de Risco à Erosão Costeira (Clique aqui para obter o mapa ). Os resultados mostram que 33,3% das praias de São Paulo se encontram sob risco Muito Alto, 20,7% estão sob risco Alto, 25,3% em risco Médio, 18,4% em risco Baixo e 2,3% sob risco Muito Baixo.

Segundo a pesquisadora, a mitigação desses riscos deveria passar por ações efetivas de gerenciamento costeiro, tais como: a delimitação de zonas de amortecimento entre a praia e o início da urbanização; a não construção de obras de engenharia sobre a faixa de praia; a realização de estudos de impacto ambiental antes da construção de obras rígidas na linha de costa; a realocação ou eliminação de estruturas que estejam alterando a dinâmica e o balanço sedimentar das praias; e a recuperação das praias em níveis de risco Muito Alto e Alto.


Eventos e Palestras proferidas pela Pesquisadora Dra. Celia Regina de Gouveia Souza:

• Encontro Nacional sobre Mudanças Climáticas e Defesa Civil. São Paulo (SP) no dia 20 e 21 de Março de 2007. Palestra: Risco à Erosão Costeira no Estado de São Paulo: Causas Naturais e Antrópicas.

• Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação da Geografia-USP. São Paulo (SP) no dia 17/08/2007. Palestra: Estudos sobre Ambientes Sedimentares Costeiros e Algumas Aplicações em Trabalhos Multi Pluri, Inter e Transdisciplinares: Planejamento Territorial/Ambiental, Avaliação de Riscos Geológicos e Hidrológicos, Recuperação de Áreas Degradadas e Gerenciamento Costeiro.

• Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Baixada Santista. “Desenvolvimento Sustentável e a Proteção Ambiental das Praias: Desafios Face às Mudanças Climáticas e à Elevação do Nível do Mar”, Santos (SP) (21-22/agosto/2007). Palestra: Praias: Uma Abordagem do Meio Físico e Impactos da Elevação do Nível do Mar.

• II Semana Temática de Oceanografia, no Instituto Oceanográfico da USP, no dia 27 a 31 de Agosto de 2007. Palestra: Praias em Risco! Erosão Costeira.

• Workshop sobre “Impactos Ambientais e Sócio-Econômicos Resultantes das Mudanças Climáticas no Litoral Norte de São Paulo”, Caraguatatuba (SP) no dia 03 e 04 de Setembro de 2007. Palestra: Risco à Erosão Costeira e Enchentes/Inundações no Litoral Norte de São Paulo.

• Seminário de Mudanças Climáticas Globais. As Conseqüências para o Litoral Paulista, Santos (SP) (uma realização da Assembléia Legislativa de São Paulo – Frente Parlamentar e apoio da Agenda 21 e do Sesc), no dia 15 de setembro de 2007. Palestra: Risco à Erosão Costeira no Estado de São Paulo.

• V Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, realizado pela UNESP, São Vicente (SP), no dia 17 a 22 de setembro de 2007. Palestra: Erosão Costeira no Estado de São Paulo.

• Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, São Vicente (SP), no dia 01 a 07 de Outubro de 2007. Palestra: Impactos das Mudanças Climáticas em Áreas Costeiras.

• Reunião de Atividades da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Baixada Santista, Itanhaém (SP) no dia 09 de Outubro de 2007. Palestra: Risco à Erosão Costeira no Estado de São Paulo.