- Foto: IGC-UNESP
Pesquisadora do IG desenvolve estágio junto ao Programa de Fortalecimento Institucional do Projeto de Proteção Ambiental do Sistema Aqüífero Guarani, a convite da Secretaria Geral desse projeto. A participação envolve atividades relacionadas à elaboração do Mapa Hidrogeológico do Aqüífero Guarani, o qual ocorre nos 4 paises da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Durante 45 dias a partir de 01/10/2007, a geóloga Marcia Maria Nogueira Pressinotti, desenvolverá o estágio no LEBAC, Laboratório de Estudos de Bacias, da UNESP, em Rio Claro, onde o mapa está sendo elaborado.
O Projeto Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani, financiado pelo Banco Mundial vem sendo acompanhado, por pesquisadores deste Instituto, desde sua preparação, iniciada em 2001. Durante a fase de execução do projeto, de responsabilidade da OEA, diversos produtos estão sendo desenvolvidos visando a ampliação do conhecimento sobre o Aqüífero Guarani nos paises da América Latina. Faz parte das ações futuras do projeto a indicação e/ou sugestão de elaboração de instrumentos para a gestão desse aqüífero, visando sua proteção, em termos quantitativos e de qualidade.
Assim, espera-se que o desenvolvimento desse estágio no tema Mapa Hidrogeológico do Aqüífero Guarani, propicie a capacitação e familiarização do pesquisador com os dados e resultados do Projeto, de forma que estes possam se tornar de fato uma base a ser utilizada quando da proposição de instrumentos voltados a gestão desse Aqüífero no Estado de São Paulo.