- Foto: K. Yamamoto
Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Lei 12.687 de 03 de setembro de 2007, que dispõe sobre a criação e preservação do “Monumento Natural Geiseritos de Anhembi”, no município de Anhembi. Este Monumento Natural Geológico compreende um sítio natural raro e muito singular,que necessitava de preservação eminente, devido ao fato de serem estruturas geológicas frágeis e estarem atualmente sujeitas a quaisquer degradação natural e antrópica. Os “Geiseritos de Anhembi” são Monumentos Naturais Geológicos que podem ser definidos como recursos não renováveis de caráter científico e cultural, de conteúdo importante para o conhecimento e estudo da evolução dos processos geológicos do nosso planeta. Este Monumento Natural Geológico representa um elemento muito importante da paisagem e da geologia que os define, apresentando características geológicas únicas que compõem a diversidade geológica do Estado de São Paulo.
Os “Geiseritos de Anhembi” também foram elencados como um sítio importante pela Comissão Brasileira dos Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), instituída pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) em apoio ao grupo ao GEOTOPES (Working Group on Geological and Paleobiological Sites) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization).
Em 2005, um estudo liderado pelo Prof. Dr. Jorge Kazuo Yamamoto do IGc-USP, em colaboração com pesquisador científico do IG-SMA/SP, Dr. Tarcísio José Montanheiro, levou ao conhecimento da comunidade científica dos “Geiseritos de Anhembi” em publicação na Nature, a revista científica mais importante do mundo. Este estudo permitiu mapear 4.500 geiseritos, com altura média de 1 m, que ocorreram a cerca de 250 milhões de anos passados, constituindo uma série de estruturas que formam um campo de geiseritos, fontes de água quentes de origem profunda (vulcânica), semelhante aos geiseritos modernos de Yellostone (USA). Dessa forma, o “Monumento Natural Geiseritos de Anhembi” é classificado como um monumento geológico muito raro e importante, tanto no Brasil como no mundo.
Porém, a divulgação para comunidade em geral ainda não ocorreu, estando restrita a comunidade científica. Desta forma, a criação de um sítio protegido por lei como “Monumento Natural” deverá preservar definitivamente este patrimônio geológico para as futuras gerações, propiciar condições para a divulgação à sociedade e para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental e turismo sustentável no município.