O Projeto Ambiental Estratégico “Aqüíferos” foi lançado no dia 22/08 pelo Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, durante a abertura da II Jornada Aqüífero Guarani. O lançamento do Projeto na Jornada, teve a intenção de reforçar ainda mais, as importantes ações e atividades que os diversos órgãos estaduais, vários deles vinculados à SMA, têm desenvolvido com vistas à gestão do Aquífero Guarani, além de frisar que existirá um preocupação geral com todos os aqüíferos que ocorrem em São Paulo.

A coordenação foi atribuída ao Diretor Geral do Instituto Geológico, Dr. Ricardo Vedovello, o qual estará gerenciando as ações de uma equipe que contará com profissionais de vários órgãos estaduais que possuem interface com a gestão das águas subterrâneas no Estado. O projeto conta ainda com dois sub-gerentes: Gerôncio Rocha, do DAEE, que tem assesorado a Coordenadora de Recursos Hídricos da SMA, Dra. Rosa Maria Mancini, e Dorothy Casarini, da CETESB.

O Projeto Aqüíferos tem como objetivo geral promover a proteção dos vários aqüíferos existentes no território paulista. Para isso serão desenvolvidas ações para a identificação de áreas críticas e sensíveis em termos de qualidade e quantidade e serão criados mecanismos de controle e restrição para propiciar condições de uso sustentável das águas subterrâneas. O Projeto dispensará especial atenção às áreas de ocorrência dos Aqüíferos Guarani e Bauru, devido à importancia estratégica, à capacidade hidrogeológica, e à demanda existente nas regiões centrais e oeste do Estado, onde estes Aqüíferos ocorrem e têm sido bastante utilizados.

O Projeto prevê a realização de diversos produtos e resultados práticos, os quais permitirão alcançar as metas de:

– elaboração e implementaçao de instrumentos e procedimentos para o uso adequado e proteção das águas subterrâneas (previsto até janeiro de 2010); e

– integração das redes de monitoramento da qualidade e quantidade das águas subterrâneas (previsto até dezembro de 2010).