Título: Avaliação de Terreno para Análise de Perigos e riscos Geoambientais: Aplicação em Ubatuba, SP

Coordenador: Lídia Keiko Tominaga (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Lídia Keiko Tominaga, Jurandyr L.S.Ross (FFLCH-USP).

Período: 1/8/2005 – 8/31/2007 (concluído)

Descrição: Projeto de tese de doutoramento, sob orientação do Prof. Dr. Jurandyr L.S Ross (FFLCH-USP). A maior parte do município de Ubatuba é formada pelas escarpas e maciços costeiros da Serra do Mar, cujos terrenos são propícios ao desenvolvimento de processos de instabilização, como os de escorregamentos (movimentos de massa), sendo por isso mais indicados para a preservação ambiental. No entanto, o incremento populacional na região e a valorização imobiliária dos terrenos localizados nos setores mais favoráveis, vêm acarretando a ocupação desordenada destas áreas instáveis expondo as populações aos perigos decorrentes destes processos. Com este projeto de pesquisa pretende-se desenvolver uma abordagem metodológica para análise de perigos e riscos geoambientais, com base na avaliação de terreno e utilização de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Neste estudo serão analisados os diversos elementos e fatores que interagem no sistema ambiental da região, notadamente aqueles que favorecem a ocorrência de fenômenos naturais e/ou induzidos causadores de danos. Assim, deverão ser enfocados com maior ênfase o meio físico e suas modificações decorrentes das ações humanas, cujas intervenções cada vez mais intensas, podem levar ao comprometimento da sua função básica de suporte aos ecossistemas e às próprias sociedades humanas. Em termos de aplicação, este trabalho visa contribuir para que a utilização dos espaços e dos recursos naturais, proceda-se de modo adequado à manutenção da qualidade ambiental para as atuais e futuras gerações, em conformidade com os princípios do desenvolvimento sustentável. Desta forma, o trabalho proposto poderá fornecer subsídios técnicos aos vários níveis da gestão ambiental, desde à política ambiental, ao planejamento e gerenciamento ambiental, bem como, aos seus instrumentos específicos: zoneamentos ecológico-econômicos, planos diretores, planos de manejo, etc.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

TOMINAGA, L. K. 2007 Avaliação de Metodologias de Análise de Risco a Escorregamentos: Aplicação de um Ensaio em Ubatuba, SP. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. Tese de Doutorado 220 p + Mapas.