- Foto: FENAFEG
No período de 30 de maio a 3 de junho de 2005 ocorrerá a II FENAFEG Feira Nacional de Fornecedores e Empresas de Geologia. O evento será realizado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e reunirá empresas do ramo e profissionais das mais diversas áreas da geologia como meio ambiente, geotecnia, hidrogeologia, mineração, mineralogia aplicada e petróleo. O evento tem como patrocinadores a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, Petrobrás S.A., FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia e BIOGRI Ambiental. Além da Geoexpo ( Feira de expositores), ocorrerão palestras, mini cursos, mesas redondas e sessão poster.
No dia 31 de maio, às 14 h., a pesquisadora do IG Amélia João Fernandes proferirá a palestra Avaliação, exploração e sustentabilidade da água subterrânea em aqüíferos fraturados, resumida a seguir.
O tema aqüíferos fraturados vem ganhando cada vez mais importância para o Brasil e para muitos outros países cuja constituição geológica apresente predomínio de rochas cristalinas e mesmo de rochas sedimentares consolidadas e de baixa permeabilidade primária. A heterogeneidade e descontinuidade das propriedades hidráulicas para estes aqüíferos são governados pela existência de uma rede de estruturas geológicas, que são fruto de longa evolução tectônica. Desta forma, o entendimento da circulação de água em aqüíferos fraturados depende de conhecimentos sólidos a respeito da geologia estrutural e dos campos de esforços que vigoram durante o Cenozóico, pois são estes que controlam a abertura das fraturas e, portanto, a sua permeabilidade. Assim, será apresentado estudo de caso onde estes princípios foram aplicados. Também será discutida a exploração sustentável destes aqüíferos em face aos fatores limitantes de recarga e armazenamento.