Foto: Acervo IG/SMA

A partir de cooperação técnica entre o IG e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) da Casa Militar, está sendo realizado o mapeamento de áreas de risco de seis municípios abrangidos pelos planos de contingência para as regiões do ABCD (Diadema e Rio Grande da Serra) e Sorocaba (Alumínio, Mairinque, Sorocaba e Votorantim). O mapeamento visa subsidiar as ações articuladas pela CEDEC na identificação e gerenciamento das situações de risco associadas a escorregamentos e inundações, com vistas à minimização e à prevenção de acidentes e danos aos cidadãos moradores dessas áreas críticas.

Os trabalhos de campo, com metodologia própria, encontram-se em fase final. Está sendo efetuada, também, uma classificação de riscos, na qual as áreas identificadas serão analisadas quanto ao risco associado a escorregamentos e inundações, segundo quatro graus: baixo risco (R-1) ou sem risco, médio risco (R-2), alto risco (R-3) e muito alto risco (R-4).

A equipe do IG integrada por Paulo César Fernandes da Silva (Coordenador Geral), Márcia Maria Nogueira Pressinoti (Coordenadora Técnica), Maria José Brollo, Cláudio José Ferreira, Daniela G. Faria, Jair Santoro, Denise Rossini Penteado, Miriam Ramos Gutjahr e Lídia Keiko Tominaga. Participam também os estagiários André Ragnelli de Oliveira, Daniella Ferreira Gomes, Kelly Cristina de Melo e Julius Diam Nery.