O Instituto Geológico, em parceria com a prefeitura de Ubatuba, está desenvolvendo o projeto Diretrizes para a regeneração sócio-ambiental de áreas degradadas por mineração de saibro (caixas de empréstimo), Ubatuba, SP, sob coordenação do pesquisador Cláudio José Ferreira. O projeto conta com financiamento da FAPESP no âmbito do Programa de Políticas Públicas e tem como objetivos gerais subsidiar ações para a regeneração sócio-ambiental de áreas degradadas pela mineração de saibro, diminuir os riscos à segurança pública relacionados a processos de movimentos gravitacionais de massa nas áreas de mineração e promover o ordenamento e racionalização da exploração de saibro no município, compatibilizando este com outros usos do solo.
Dentro das atividades previstas na fase I do projeto foi realizado um workshop com os principais atores sociais que atuam na questão. O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de junho em Ubatuba, no núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Os temas em discussão dividiram-se em cinco painéis:
A extração de saibro e a cadeia sócio-econômica;
Licenciamento ambiental e minerário da extração de saibro;
A inserção da mineraçao de saibro nos planos gestores da região;
Perigos ao bem-estar social relacionados às áreas mineradas para saibro;
Diretrizes para a regeneração sócio-ambiental das áreas degradadas pela mineração de saibro.
Nessa fase do projeto já foi realizado ainda, um curso de geoprocessamento com base no programa Spring desenvolvido pelo INPE, de acesso gratuito, e estão sendo desenvolvidas as atividades de consulta aos processos de licenciamento ambiental e de trabalhos de campo nas áreas mineradas.
Maiores informações com o pesquisador Cláudio José Ferreira (cferreira@igeologico.sp.gov.br)