Título: Análise da ocorrência de processos erosivos no município de Campinas (SP), a partir da interação entre a suscetibilidade natural a erosão hídrica e o uso e ocupação do solo.

Coordenador: Jair Santoro (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Jair Santoro

Período: 1/1/1996 – 1/1/2000 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Tese de Doutoramento desenvolvida na área de Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP/Rio Claro.
A crescente urbanização nas cidades do interior do Estado de São Paulo, associada à falta de estrutura urbana em novos loteamentos e conjuntos habitacionais, além da suscetibilidade dos terrenos, cria uma situação extremamente favorável ao desenvolvimento de processos erosivos de grande porte. Várias cidades do Estado de São Paulo, instaladas em terrenos constituídos por solos de textura arenosa e relativamente profundos, apresentam problemas de degradação de sua área urbana por processos erosivos, causados principalmente pela concentração das águas de escoamento superficial (pluviais e servidas). Em muitas cidades, as erosões promovem situações de risco para a comunidade, ante o seu grande poder destrutivo, ameaçando habitações e obras públicas, transformando-se no condicionante mais destacado na limitação para a expansão urbana, e assentamento de obras de infra-estrutura.

Assim, os resultados do trabalho realizado demonstraram ser possível caracterizar, prevenir, minimizar e corrigir os efeitos do desenvolvimento de processos erosivos e os danos causados à ocupação dos terrenos. São apresentados os estudos das ocorrências de feições erosivas no município de Campinas (SP), onde se estabelece a interação entre o uso e ocupação do solo e a suscetibilidade natural dos terrenos à erosão hídrica. Foram elaborados dois documentos cartográficos, a carta de suscetibilidade natural à erosão hídrica do solo e o mapa de uso e ocupação do solo, os quais analisados conjuntamente possibilitaram estabelecer diretrizes para o planejamento urbano do município. A metodologia proposta permitirá a sua aplicação em outras áreas do estado de São Paulo que apresentem problemas semelhantes.
Orientação: Prof. Dr. Vicente José Fúlfaro (IGCE – UNESP).

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

SANTORO, J. – 2000. Análise da ocorrência de processos erosivos no município de Campinas (SP), a partir da interação entre a suscetibilidade natural a erosão hídrica e o uso e ocupação do solo. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, SP. Tese de Doutoramento, 145 p.

SANTORO, J. – 2001. A ocorrência de processos erosivos no município de Campinas (SP), analisados a partir do uso e ocupação do solo e a suscetibilidade natural à erosão hídrica. In: Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica, IV, Brasília (DF), 02-05/setembro/2001. ABGE. (trabalho completo: CD-ROM).