Título: Subsídios para a Implantação de Sistema Alternativo para Coleta, Tratamento e Destino Final de Esgotos Sanitários no Município de Campinas (SP)
Coordenador: Luciana Martins Rodrigues Ferreira (Instituto Geológico/SMA)
Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente
Equipe: Luciana Martin Rodrigues Ferreira, Mara Akie Iritani, Geraldo Hideo Oda, Seiju Hassuda; M.T. Vigorito (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.- SANASA), J.R.G. Lopes (SANASA), J.G.L. Conejo (SANASA).
Período: 1/1/1996 – 12/1/1999 (concluído)
Descrição: Os principais objetivos deste trabalho são: desenvolver um projeto piloto para a implantação de sistemas localizados de tratamento de esgotos sanitários no Município de Campinas e fornecer subsídios técnicos para a implantação destes sistemas em outras áreas potencialmente interessantes. Para o desenvolvimento do trabalho foi selecionada uma área piloto (Jardim São Domingos). Foram instalados 10 poços para o monitoramento do nível d’água e coleta de amostras para análise de parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. A condutividade hidráulica foi determinada por testes de infiltração, slug-tests e teste de bombeamento. Todos os testes indicaram valores de condutividade hidráulica variando principalmente entre 10-7 e 10-6 m/s. Os mapas potenciométricos apresentaram direções de fluxo que indicam o lago do bairro como área de descarga local. As velocidades da água subterrânea variaram de 6,3.10-7 a 1,68.10-6 m/s. Os resultados dos parâmetros físico-químicos analisados não indicaram contaminação da água subterrânea pelas fossas. Todos estes parâmetros apresentaram concentrações baixas, não variando com as mudanças na recarga do aqüífero. As análises de bactérias heterotróficas e coliformes totais apresentaram números muito acima do permitido. Foram encontrados coliformes fecais em pequenas quantidades apenas em algumas amostras. Não foram encontrados estreptococos fecais em nenhuma amostra analisada.
Fonte de Financiamento: IG/SMA
Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho
FERREIRA, L.M.R.; HIRATA, R.C.A. 1993. Determinação de Riscos de Contaminação das Águas Subterrâneas por Sistemas de Saneamento in situ. Estudo de Caso: Município de Campinas/SP. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 10, Anais… ABRH, Gramado, Rio Grande do Sul. p – .
FERREIRA, L.M.R.; MENDES, J.M.B. 1994. Contaminação das águas subterrâneas por sistemas de saneamento in situ: estudo de caso para subsidiar políticas de saneamento público. WORKSHOP CIENTÍFICO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 1. Boletim de Resumos, IG-USP, São Paulo. p. 77-78.
FERREIRA, L.M.R.; HIRATA, R.C.A. 1994. Definição de áreas de risco de contaminação das águas subterrâneas por sistemas de saneamento in situ no Município de Campinas. SEMINÁRIO ANUAL DO INSTITUTO GEOLÓGICO, 1. Boletim de Resumos, Instituto Geológico, São Paulo. p. 11-12.
INSTITUTO GEOLÓGICO/SMA & SANASA. 1998. “Subsídios para Implantação de Sistema Alternativo para Coleta, Tratamento e Destino Final de Esgotos Sanitários no Município de Campinas (SP)”. 1a Reunião sobre Pesquisa Ambiental na SMA. Painel e Resumo. Bol. de Res., p111;
FERREIRA, L. M. R. 1999. A prática de disposição de efluentes domiciliares in situ e os impactos nas águas subterâneas. Estudo de caso: município de Campinas, São Paulo. 136p. inédita (Dissertação de Mestrado, Instituto de Geociências/Universidade de São Paulo).