Título: Melhoria da Qualidade Ambiental no Brasil: Implantação de um Projeto Piloto para a Proteção das Águas Subterrâneas
Coordenador: Mara Akie Iritani (Instituto Geológico/SMA)
Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente
Equipe: Mara Akie Iritani, Seiju Hassuda, Ricardo Hirata, e pesquisadores da Waterloo Hydrogeologic Inc. (WHI), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
Período: 1/1/1996 – 12/1/1999 (concluído)
Descrição: O principal objetivo deste projeto foi mostrar a viabilidade de aplicação da modelação matemática tridimensional para a definição das áreas de proteção de captações de água subterrânea, bem como fornecer uma metodologia a ser aplicada a outras áreas de interesse. Esta estratégia é a medida de proteção das fontes de abastecimento público mais efetiva, e atualmente adotada por diversos países, sendo exigida, inclusive pela legislação paulista vigente (Lei 6.134/88 e Decreto 32.955/91). A área de estudo escolhida foi o município de Caçapava, cujo abastecimento público é suprido basicamente (99%) por água subterrânea. As etapas cumpridas neste projeto foram: levantamento dos dados existentes, caracterização hidrogeológica, construção do modelo conceitual, construção do modelo matemático, calibração do modelo, definição das Zonas de Contribuição e de Transporte dos poços de abastecimento. Uma das características principais deste projeto foi a aplicação da modelação matemática tridimensional utilizando, basicamente, dados existentes, que, em geral, estão dispersos em diversas instituições. Assim, este projeto mostrou que é viável a aplicação da modelação matemática tridimensional, a qual constitui uma ferramenta poderosa para a delimitação dos perímetros de proteção e para o gerenciamento dos aquíferos, uma vez que permite simular diferentes cenários de bombeamento, considerando também as heterogeneidades do meio físico. Projeto desenvolvido com o apoio financeiro da Canadian International Development Agency (CIDA) e Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (MMA).
Fonte de Financiamento: CIDA; MMA
Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho
IRITANI, M. A.; HASSUDA, S.; SOUZA, J. C. S.; REBOUÇAS, A. C. 2000. Avaliação dos valores de transmissividade do Aquífero Sedimentar no município de Caçapava (SP), com base na capacidade específica obtida em testes de bombeamento. 11º Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Fortaleza. Anais…ABAS, Fortaleza (CD-ROM), 20 p.