Título: Tipologia, monitoramento e recuperação dos corpos de água da Reserva Biológica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo – Fase 1: caracterização ambiental

Coordenador: Carlos E. de M. Bicudo (Instituto de Botânica/SMA)

Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente

Equipe: Sueli Yoshinaga Pereira, Amélia João Fernandes, Luiz Augusto Mota Reis, Carlos E. de M. Bicudo (Instituto de Botânica-SMA), Denise de Campos Bicudo (Instituto de Botânica-SMA).

Período: 1/1/1997 – 12/1/1998 (concluído)

Descrição: A fase inicial do projeto (FASE 1) da qual participaram os técnicos do IG/SMA, objetivou o levantamento de informações do meio físico-geológico (geologia, hidrogeologia, geomorfologia, clima, pedologia, vegetação, legislação, uso e ocupação do solo) da área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), afim de obter um diagnóstico atual do grau de degradação de sua área. Este estudo objetivou também o fornecimento de suporte para pesquisas mais aprofundadas, bem como para apresentar as bases para a formulação de um plano de manejo ou de quaisquer atividades de educação ambiental, vocações estas, características para o Parque em questão. Foi realizada também uma avaliação preliminar da degradação das fontes ali existentes, com o objetivo de fornecer as diretrizes para um programa de monitoramento de quantidade e qualidade das águas do Parque.
Os principais produtos obtidos nesta fase, no que se refere à participação do Instituto Geológico, correspondem a: mapa geológico da área, cadastro de poços tubulares profundos existentes, cadastro de fontes de água e cadastro ocorrências impactantes do ponto de vista ambiental.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho

PEREIRA, S. Y.; REIS, L. A. M.; ODA, G. H.; IRITANI, M. A. 2002. Caracterização dos recursos hídricos subterrâneos. In: Bicudo, D. C.; Forti, M. C.; Bicudo, C. E. M. (org.). Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – Unidade de Conservação que resiste à urbanização de São Paulo. São Paulo: Editora Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. p. 63-74.

FERNANDES, A.J.; REIS, L. A.M.; CARVALHO, A. 2002. Caracterização do meio físico. In: D. Bicudo, M. Forti, C. Bicudo (Eds.), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Unidade de Conservação que resiste à urbanização de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 350 p ilus.