Título: Recuperação do Solo e das Águas Subterrâneas em Áreas de Disposição de Resíduos

Coordenador: Rodrigo Cunha (CETESB)

Programa: Recursos Hídricos Subterrâneos e Meio Ambiente

Equipe: Seiju Hassuda, Mara Akie Iritani, Luciana Martin Rodrigues Ferreira, Geraldo Hideo Oda, Katia Cristina Nakandakare, e pesquisadores da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB/SMA).

Período: 1/1/1994 – 12/1/1998 (concluído)

Descrição: Este projeto foi desenvolvido pela CETESB, em parceria com o Instituto Geológico e apoio técnico-financeiro do governo alemão através da GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit). O objetivo principal foi estabelecer critérios para a gestão de áreas contaminadas, buscando a minimização de seus impactos. A área escolhida para o estudo foi a Região Metropolitana de São Paulo, a qual engloba 39 municípios, que junto do desenvolvimento econômico traz graves problemas relacionados a áreas contaminadas conhecidas ou suspeitas de estarem contaminadas. Para atingir o objetivo do projeto foram cumpridas, de forma geral, as seguintes etapas: identificação das atividades potencialmente contaminantes; identificação das áreas contaminadas e suspeitas de contaminação; elaboração de um sistema de priorização de áreas suspeitas; priorização das áreas suspeitas e contaminadas com base em uma avaliação de risco; elaboração de um sistema de gerenciamento de áreas suspeitas e contaminadas. Os principais produtos gerados neste projeto são: cadastro com 116 áreas de disposição de resíduos sólidos; cadastro de indústrias desativadas; sistema para identificação e classificação de áreas suspeitas e contaminadas. A metodologia desenvolvida neste projeto poderá ser aplicada a outras regiões de interesse para promover a identificação e gerenciamento de áreas contaminadas. Projeto desenvolvido com o apoio financeiro de Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ).

Fonte de Financiamento: GTZ

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho