Título: Tectônica cenozóica rúptil na porção média da Bacia do Rio Piracicaba e sua aplicação à hidrogeologia de meios fraturados

Coordenador: Amélia João Fernandes (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Levantamentos Geológicos

Equipe: Amélia João Fernandes.

Período: 1/1/1992 – 12/1/1997 (concluído)

Descrição: Projeto de capacitação – Tese de Doutorado desenvolvida no Instituto de Geociências/USP (área de Recursos Minerais e Hidrogeologia).
A área desta pesquisa localiza-se na borda leste da Bacia do Paraná e abrange parte dos municípios inseridos na região metropolitana de Campinas. Constituíram os principais objetivos: (1) o estabelecimento da evolução da tectônica rúptil cenozóica a partir da análise da deformação das rochas presentes na área, com ênfase nos depósitos cenozóicos, e da análise de feições geomorfológicas; e (2) determinação da influência da tectônica cenozóica sobre a circulação da água subterrânea.
Dentre os produtos gerados podem ser mencionados: mapa geológico na escala 1:100.000, mapas de lineamento regional e de detalhe incluindo tratamento estatístico com programa computacional e mapas de superfícies de base onde estão ressaltadas importantes descontinuidades tectônicas. Além da determinação de quatro eventos rúpteis cenozóicos, também foi possível desenvolver método nacional e internacionalmente inédito de localização de fraturas com circulação preferencial de água subterrânea. Este resultado é de grande repercussão para a região tanto sob o ponto de vista da captação como da proteção dos recursos hídricos subterrâneos, uma vez que a área é caracterizada por forte desenvolvimento urbano e acentuada geração de resíduos industriais.
Tese de Doutorado orientada pelo Prof. Dr. Gilberto Amaral, do IG/USP.

Fonte de Financiamento: FAPESP

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho