Título: Cadastramento de risco a escorregamentos e inundações dos núcleos habitacionais do Parque Estadual da Serra do Mar no Município de Cubatão.

Coordenador: Samuel de Oliveira Magro (Instituto Geológico/SMA)

Programa: Geotecnia e Meio Ambiente

Equipe: Samuel de Oliveira Magro, Eunice Antonietti, Francisco Celso Ponte Filho, Jair Santoro, Samara Vicente Cazzoli

Período: 1/1/1995 – 12/1/1995 (concluído)

Descrição: O projeto forneceu subsídios técnicos às ações do governo estadual na área em questão. O trabalho consistiu na determinação do grau de risco de cada moradia da área estudada quanto aos dois principais processos ocorrentes: escorregamentos (nas encostas da Serra do Mar) e inundações (às margens do Rio Cubatão). Quanto à metodologia optou-se pelo uso de fotografias aéreas coloridas de baixa altitude, foto-interpretação, onde em overlays foram registrados os limites das moradias, ruas e trilhas de acesso, formas de uso do solo, drenagens e aspectos geotécnicos (cicatrizes de escorregamentos, blocos rochosos, cortes, aterros, etc.). Do total de 251 moradias construídas em áreas de encosta, 35 (14%) apresentam alto risco a escorregamentos, 80 (32%) apresentam risco médio e 136 (54%) apresentam baixo risco. As situações de risco a inundações são restritas à área da Água Fria, sendo a cota 8m o valor limite de inundação e nesta área inundável estão assentadas cerca de 290 moradias.

Fonte de Financiamento: IG/SMA

Trabalhos publicados: Obs: nem todas as referências listadas encontram-se no acervo da Biblioteca do IG, consulte os autores para localizar uma cópia do trabalho