Nome: Projeto de educação ambientalVale Vida – Viveiro Florestal de Taubaté
Responsável: Ana Stella Medeiros
Data de início: 1999
Objetivos gerais: Despertar nas crianças e adolescentes a consciência para as questões ambientais, buscando mudanças de hábitos e atitudes, bem como possibilitar que elas tenham contato direto com a natureza.
Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental das redes públicas estadual e municipal dos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava.
Secretaria: Meio Ambiente
Órgão/Instituição responsável: Instituto Florestal
Endereço: Rodovia Oswaldo Cruz, Km 14, Bairro Registro – Caixa Postal: 102
Cidade: Taubaté
Estado: SP
CEP: 12010-970
Telefone: (12) 3626-1396
Fax: (12) 3626-1114
E-mail: viveirotaubate@if.sp.gov.br
Justificativa: O Vale do Paraíba é uma região que sofreu muito com o processo de degradação ambiental, devido aos ciclos econômicos. Estas atividades extrativistas e agrícolas eram realizadas sem a menor preocupação com os recursos naturais, e hoje, com o processo de industrialização regional vem aumentando a pressão sobre esses recursos, principalmente sobre os remanescentes de Mata Atlântica tão rica em diversidade biológica e recursos hídricos. Algumas medidas devem ser tomadas na tentativa de amenizar tais impactos e paralelo a estas medidas é de fundamental importância à educação ambiental, que contribui para a formação de cidadãos consciente, através da sensibilização sobre os problemas ambientais. (Anual, de março a novembro)
Histórico do projeto: O Projeto de Educação Ambiental ”Vale Vida” foi criado a partir de uma parceria entre o Viveiro Florestal de Taubaté – Instituto Florestal e a Polícia Ambiental. Esta iniciativa foi de fundamental importância, uma vez que, o Viveiro dispunha de uma trilha interpretativa e de um Centro de Exposição, e a Polícia Ambiental dispunha de uma equipe que atuava na área de educação ambiental, esta parceria veio suprir as carências existentes em cada instituição. Este projeto é desenvolvido desde 1998 com estudantes da rede do ensino fundamental dos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava, sendo dividido em três fases, a primeira desenvolvida na escola, por meio de palestras e apresentação de vídeos, abordando diversos temas relacionados ao meio ambiente, como: fauna, flora, água, lixo, caça predatória, áreas preservadas e degradadas. A segunda fase ocorre no viveiro, onde os estudantes têm um contato direto com a natureza, percorrem a trilha ribeirão das antas, visitam o centro de exposição, participam de um minicurso de produção de mudas e realizam dinâmicas de grupos. A terceira fase está relacionada coma conclusão do projeto, onde os estudantes desenvolvem um trabalho, podendo ser teatro, feira ecológica, gincana, redação com os temas abordados, entre outros.
Endereço das unidades de atendimento: Rodovia Oswaldo Cruz, Km 14, Bairro Registro, Taubaté, SP.
Condições para participar do programa – Cidadão: Agendamento.
Condições para participar do programa – Prefeituras: Agendamento.
Recursos oferecidos: Humanos: monitores e Infraestrutura: centro de visitantes, trilha interpretativa, sala audiovisual e área piquenique.