24/04/2015

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O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de cotas de bolsas de iniciação científica diretamente às Instituições de Ensino e Pesquisa. O Instituto Florestal (IF) administra 20 bolsas concedidas a estudantes do Ensino Médio vinculados ao Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) dos municípios de Cajamar, Cubatão, Paraibuna e São Paulo (Parelheiros) através do projeto “Do laboratório para o mundo: a educação científica na construção do conhecimento de adolescentes e jovens do Ensino Médio”.

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O Programa de iniciação científica para o Ensino Médio tem foco na criação de uma cultura científica. Visa contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica. O PJ-MAIS é um projeto vinculado à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV). Visa ao treinamento ecoprofissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, ao fomento do ecomercado de trabalho e da geração de renda a populações, de modo a estimular a conservação ou recuperação do meio ambiente simultaneamente ao processo de inclusão socioeconômica.

Acompanhe abaixo as atividades desenvolvidas pelos orientadores do IF junto aos bolsistas durante o mês de abril.

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Cubatão
O planejamento de uma rota turística alternativa foi a temática de trabalho no Núcleo de Educação Ecoprofissional (NEE) Cubatão no dia 13 de abril. As orientadoras Leni Lima e Natália Almeida conduziram a discussão sobre a “Rota que não está no Roteiro”. Os jovens foram convidados a pensar sobre o bairro onde residem e o seu município e identificar atrativos naturais, sociais, culturais, esportivos e gastronômicos para compor um circuito de atrações direcionadas à juventude.

A partir das discussões, o exercício possibilitou uma revalorização do local: os educandos descobriram que tem muita atividade interessante ocorrendo a todo o momento e que a sua comunidade, o seu bairro pode ser parte de um roteiro turístico envolvendo a própria especificidade do lugar. Organização do pensamento, escrita, análise do contexto e reflexão crítica sobre o tema foram competências trabalhadas durante o exercício, assim como a postura de “ouvir”,  “escutar” e  “respeitar” o outro.

Cajamar
20150422_162023[1]_1Dia 22  foi dia de muita discussão e trabalho no NEE de Cajamar. Os bolsistas  mostraram que investir em juventude e ciência vale a pena. Vinicius e Gabriel estão estudando a Política Nacional de Resíduos sólidos e pretendem avaliar a percepção da população de Cajamar sobre a coleta seletiva enquanto instrumento do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Bianca está realizando um estudo minucioso sobre uma nascente e sobre o Ribeirão dos Cristais. O trecho de análise se localiza no bairro de Jordanésia. O trabalho inclui a identificação e aplicação de indicadores de caracterização e qualidade ambiental, bem como a elaboração de propostas para os problemas identificados. Gustavo acredita no potencial turístico de Cajamar e está inventariando os atrativos que existem na cidade. Um trabalho que exige muita concentração e sistemática.

Paraibuna
No dia 14, os orientadores Leni Lima e Paulo Muzio estiveram presentes no NEE Paraibuna (Instituto H&H Fauser) para mais um dia de trabalho junto aos bolsistas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

IMG-20150414-WA0003[1]_1Isabela está pesquisando as alternativas culturais da cidade de Paraibuna. Partiu da hipótese de que seu gênero musical preferido, o Rock, não era contemplado nos eventos locais. Para isso, levantou o calendário de eventos realizados desde 2005 pela Fundação Cultural “Benedicto Siqueira e Silva”, entidade cultural sediada em Paraibuna destinada à pesquisa e à difusão artística. Nesta visita, a bolsista seguiu tabulando os dados sobre a programação de eventos e pesquisou o histórico e estrutura da Fundação Cultural, lendo seu estatuto e escrevendo redação sobre a entidade.

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O bolsista Lucas desenvolveu junto ao NEE trabalho de educação ambiental no qual aborda a questão da poluição das águas em Paraibuna. Passou pela formação do PJ-MAIS e posteriormente foi contratado, no âmbito de um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA), para realizar palestras em escolas da região. Nesse ínterim, desenvolveu materiais de apoio, como uma cartilha impressa de educação ambiental para as crianças. Neste momento, Lucas está sistematizando todo este processo. Já foram tabulados os dados dos questionários que aplicou junto às crianças que assistiram suas palestras. Na visita do dia 14, Lucas trabalhou a apresentação desses dados criando gráficos e exercitando sua redação.

Parelheiros
“Nós produzimos nas bandejas para que as sementes tenham mais chance de germinar”.

“As bandejas são como berçários. Aqui elas tem um cuidado diferente, estão protegidas do sol, da chuva e de ataques de insetos.”

“Quando as mudas estão bastante enraizadas, nós fazemos o transplante para as hortas mandala.”

As palavras de Denise (17), Aliane (16) e Lorraine (15), são exemplos de que aprenderam a lição. As adolescentes integram as duas turmas do PJ-MAIS de Parelheiros, em um total de 22 alunos. Guilherme, Aliane, Denise e Tais são os bolsistas, mas todos os alunos do NEE participam dos projetos de ciências: “Da cor da terra”; “Palmito-juçara: uma espécie em extinção”, “A floresta que temos e a floresta que queremos” e “Comer bem: produção agroecológica de hortaliças”.

No dia 23, os alunos da manhã realizaram plantios de mudas de palmito-juçara enquanto os alunos do período da tarde tiveram aula prática na estufa, manejando as mudas de pepino, coentro, cebolinha, alface, cenoura, beterraba e maxixe que germinaram das sementes que eles mesmos plantaram. As duas turmas tiveram aula sobre metodologia da pesquisa com a orientadora Elaine Rodrigues.
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Fotos: Acervo Instituto Florestal / RBCV
Mais informações: Elaine Aparecida Rodrigues – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.:(11) 2231-8555 / Ramal 2013