
12/12/2013
No ano de 2013, foram realizadas 70 visitas monitoradas na Estação Experimental de Tupi, atendendo cerca de 2.250 pessoas, sendo que o principal público foi formado por estudantes e professores de escolas estaduais e municipais da região de Piracicaba.
O Programa de Educação Ambiental da unidade tem como principal objetivo propiciar aos visitantes um momento de diálogo e reflexão sobre temas socioambientais relativos à Estação Experimental de Tupi, na perspectiva da educação ambiental crítica, de forma a contribuir no desenvolvimento de processos de educação ambiental nas escolas e instituições que visitam a unidade.
Para orientar o trabalho educativo na Estação Experimental de Tupi, foi desenvolvida a segunda versão, revisada e ampliada, do “Material educativo voltado para os monitores da Estação Experimental de Tupi”, que contou com a participação de estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e da Escola de Engenharia de Piracicaba.
As alterações em relação à versão anterior são frutos da experiência diária com as visitas, bem como do amadurecimento teórico-metodológico no campo da educação ambiental. Um dos pontos é a inclusão de orientações pré-visita, buscando envolver os professores acompanhantes da turma de forma mais efetiva nas visitas, para que não sejam somente ouvintes, mas protagonistas, integrando o trabalho realizado na unidade com os conteúdos e as atividades desenvolvidas na escola.
Outra questão é a avaliação das visitas. Foram desenvolvidos, e incluídos no material, mecanismos para avaliar de forma objetiva o trabalho educativo realizado, considerando a avaliação pelos próprios monitores, avaliação pelos professores, avaliação pelos estudantes e atividades avaliativas posteriores à visita.
Devido ao fato de a unidade receber diversas turmas do 1º ciclo do Ensino Fundamental, foram criadas estratégias didáticas específicas para esse público, utilizando histórias, de forma a estimular o trabalho educativo por meio da fantasia e da valorização do folclore nacional.
Uma última inclusão a ser citada é a abordagem com plantas medicinais, bem como a adequação de alguns temas trabalhados, considerando a realidade local e as experiências já realizadas com as diversas turmas atendidas.
O intuito de divulgar este material é compartilhar experiências para que o mesmo possa servir também de subsídio para o aprimoramento dos trabalhos educativos em outras áreas protegidas. (Baixe aqui o manual em PDF)
Fonte: Acervo E. E. Tupi
Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri ou Rosa Maria Galera Gonçalves – Estação Experimental de Tupi Tel: (19) 3438-7116