- Nome: Projeto de educação ambiental Vale Vida – Viveiro Florestal de Taubaté
- Responsável: Ana Stella Medeiros
- Data de início: 1999
- Objetivos gerais: Despertar nas crianças e adolescentes a consciência para as questões ambientais, buscando mudanças de hábitos e atitudes, bem como possibilitar que elas tenham contato direto com a natureza.
- Público-alvo: Estudantes do ensino fundamental das redes públicas estadual e municipal dos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava.
- Secretaria: Meio Ambiente
- Órgão/Instituição responsável: Instituto Florestal
- Equipe:
- Ana Stella Ribeiro Medeiros Neves Medeiros – stellaneves@gmail.com
- Alcinéa Guimarães de Castro – neia.gcastro@ig.com.br
- Clara Maria de Carvalho
- Cb. Marco Aurélio Gobbo
- Estagiários monitores
- Endereço: Rodovia Oswaldo Cruz, Km 14, Bairro Registro – Caixa Postal: 102
- Cidade: Taubaté
- Estado: SP
- CEP: 12010-970
- Telefone: (12) 3626-1396
- Fax: (12) 3626-1114
- E-mail: viveirotaubate@if.sp.gov.br
- Justificativa: O Vale do Paraíba é uma região que sofreu muito com o processo de degradação ambiental, devido aos ciclos econômicos. Estas atividades extrativistas e agrícolas eram realizadas sem a menor preocupação com os recursos naturais, e hoje, com o processo de industrialização regional vem aumentando a pressão sobre esses recursos, principalmente sobre os remanescentes de Mata Atlântica tão rica em diversidade biológica e recursos hídricos. Algumas medidas devem ser tomadas na tentativa de amenizar tais impactos e paralelo a estas medidas é de fundamental importância à educação ambiental, que contribui para a formação de cidadãos consciente, através da sensibilização sobre os problemas ambientais. (Anual, de março a novembro)
- Histórico do projeto: O Projeto de Educação Ambiental ”Vale Vida” foi criado a partir de uma parceria entre o Viveiro Florestal de Taubaté – Instituto Florestal e a Polícia Ambiental. Esta iniciativa foi de fundamental importância, uma vez que, o Viveiro dispunha de uma trilha interpretativa e de um Centro de Exposição, e a Polícia Ambiental dispunha de uma equipe que atuava na área de educação ambiental, esta parceria veio suprir as carências existentes em cada instituição. Este projeto é desenvolvido desde 1998 com estudantes da rede do ensino fundamental dos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava, sendo dividido em três fases, a primeira desenvolvida na escola, por meio de palestras e apresentação de vídeos, abordando diversos temas relacionados ao meio ambiente, como: fauna, flora, água, lixo, caça predatória, áreas preservadas e degradadas. A segunda fase ocorre no viveiro, onde os estudantes têm um contato direto com a natureza, percorrem a trilha ribeirão das antas, visitam o centro de exposição, participam de um minicurso de produção de mudas e realizam dinâmicas de grupos. A terceira fase está relacionada coma conclusão do projeto, onde os estudantes desenvolvem um trabalho, podendo ser teatro, feira ecológica, gincana, redação com os temas abordados, entre outros.
- Endereço das unidades de atendimento: Rodovia Oswaldo Cruz, Km 14, Bairro Registro, Taubaté, SP.
- Condições para participar do programa – Cidadão: Agendamento.
- Condições para participar do programa – Prefeituras: Agendamento.
- Recursos oferecidos: Humanos: monitores e Infraestrutura: centro de visitantes, trilha interpretativa, sala audiovisual e área piquenique.
- Custos: gratuito
- Data de atualização do cadastro: Agosto de 2013