O Instituto Florestal realizou do dia 27 de junho ao dia 1º de julho de 2011, o “Treinamento em Colheita e Manejo de Sementes Florestais”.
O treinamento é parte integrante das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho sobre Sementes e Mudas no IF, criado em janeiro deste ano e composto por técnicos e pesquisadores do Instituto e de unidades envolvidas na colheita de sementes e produção de mudas de espécies nativas e exóticas. Seus objetivos são promover as ações necessárias para implantação e desenvolvimento do Programa de Produção de Sementes Florestais do Instituto Florestal e a adequação da instituição ao Sistema Nacional de Sementes e Mudas. E o treinamento vem justamente atender ao disposto na Lei n° 10.711/2003 e Decreto n° 5.153/2004, que normatizam a produção e comercialização em todo o território nacional.
O treinamento contou com palestrantes das Seções de Silvicultura e Ecologia, pesquisadores Antonio da Silva, Márcia Balistiero Figliolia, Márcia Regina Oliveira Santos, Sérgio Roberto Garcia dos Santos, Flaviana Maluf de Souza, Natália Macedo Ivanauskas e os técnicos Hugo Fonseca Pereira e Belarmino R. da Silva, além do engenheiro florestal Renato Farinazzo Lorza e a professora da UFSCAR Fátima Conceição Marques Piña-Rodrigues.
Márcia Oliveira, pesquisadora científica e coordenadora do evento diz “Essa foi uma importante etapa, necessária para o processo de legalização do IF como produtor de sementes e mudas junto ao Ministério da Agricultura, pois abordou o correto cadastramento das matrizes para identificação das sementes produzidas além de manejo adequado desde a origem até sua disponibilização”.
Compareceram ao treinamento representantes de 10 áreas protegidas da instituição de diferentes municípios do Estado de São Paulo, perfazendo um total de 22 servidores. Também participaram deste evento convidados do DEPAV-3 (Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo) e estagiários, entre outros.
Para Hugo Fonseca, técnico de apoio à pesquisa científica e um dos instrutores do treinamento “O curso serviu para dar uma maior visão aos colhedores de sementes e as pessoas envolvidas no processo, porque de acordo com a abrangência do Instituto Florestal as pessoas acabam ficando isoladas e não tem a percepção da importância do trabalho de cada indivíduo no processo de produção de sementes”.
As atividades foram divididas em apresentações teóricas e práticas. Foram abordados temas como legislação, seleção e marcação de matrizes, herborização, técnicas de colheita, extração, beneficiamento, armazenamento e análise de qualidade das sementes. Além da palestras, os participantes do curso visitaram os laboratórios da Divisão de Dasonomia do IF, foram a campo e tiveram aulas de escalada em árvores usando técnicas de alpinismo. O objetivo da parte prática do curso foi apresentar novas tecnologias em equipamentos de alpinismo (EPIs – Equipamento de Proteção Individual – cordas mais seguras, ferragens de alta tecnologia em duralumínio, roldanas, ascensores, descensores, freio oito, mosquetão e baldrier).
Fotos: José Darci Senhorinho e Paulo Andreetto de Muzio
Maiores Informações: Pesquisadora Científica Márcia Regina Oliveira Santos, F: 2231.8555 ramal 2070 – santosmarcia@if.sp.gov.br.