O Instituto Florestal realizou no dia 10 de junho de 2011 o evento “Para viver de bem com os bichos do Parque”, que teve o objetivo de desenvolver uma ação de sensibilização e conscientização junto aos servidores residentes e seus familiares sobre a responsabilidade de morar em uma Unidade de Conservação, posse responsável de animais domésticos, legislação e zoonoses.
O evento aconteceu no auditório do IF e as palestras aconteceram em três momentos, iniciando com a apresentação de especialistas do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo, que falaram sobre animais domésticos e suas implicações em Unidades de Conservação. A Profa. Osleny Viaro abordou temas como a história do homem e o animal de estimação, posse responsável e as consequências do abandono de cães e gatos, principais zoonoses e medidas preventivas.
A segunda palestra contou com a presença da professora da UNIP/ABC Rosely Gioia di Chiacchio, especializada em fauna silvestre, que abordou as implicações zoonóticas, ambientais e nutricionais, ressaltando o trabalho que está sendo desenvolvido com as capivaras que habitam o Parque.
Na seqüência, a Polícia Ambiental falou sobre tráfico de animais silvestres, legislação e procedimentos para contato.
As palestras ministradas fazem parte das ações educativas, contempladas no Plano de Manejo da Unidade Conservação, que Parque Estadual Alberto Löfgren vem desenvolvendo em parceria com órgãos de saúde pública e universidades desde 2006 visando informar e conscientizar os diversos públicos sobre a interface do homem com a natureza.
Fotos: Ricardo Marcelo Giacon
Maiores informações: Ana Lúcia Arromba – Gestora do Parque Estadual Alberto Löfgren – Fone: (11) 2232-3117