
08/03/2013
Nesta reunião, o Intituto e a Fundação Florestal apresentaram um panorama dos incêndios florestais dos últimos seis anos, como subsídio ao plano de estratégias para prevenção e combate aos incêndios de suas unidades no ano de 2013. Além deste tema, foram abordados assuntos relacionados à Educação Ambiental na Operação Corta Fogo, um apoio importante para a sensibilização da população sobre a temática dos incêndios florestais. Foi discutida também, com encaminhamentos positivos, a viabilização de brigadistas temporários para o período de estiagem, os quais atuarão junto ao Corpo de Bombeiros. Informou-se também, que através da Coordenação do Sistema Estadual, em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estão em fase avançada as tratativas de se estabelecer o Sistema de Monitoramento da Operação Corta Fogo, que em muito auxiliará na prevenção e na gestão dos incêndios florestais no estado de São Paulo.
O Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais foi criado pelo decreto 56.571/2010 e para a efetivação do sistema foi criada a Operação Corta Fogo, que visa à redução dos focos de incêndios e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam. A operação prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais, que são coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais) em conjunto com o Instituto Florestal, a Fundação Florestal, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar Ambiental, as coordenadorias de Educação, Planejamento e Fiscalização Ambiental, a CETESB, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Casa Militar) e os Municípios.
Site: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutoflorestal/cortafogo
Fotos: José D. Senhorinho
Mais informações: Especialista Ambiental Fabiano Botta Tonissi – Floresta Estadual de Bebedouro – Tel.: (17) 3342-2890 / 3343-5900