
07/03/2013
O Sistema de Informações Florestais do Estado de São Paulo (SIFESP) foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar informações resultantes do levantamento efetuado pelo Instituto Florestal através do projeto “Inventário Florestal do Estado de São Paulo”.
Além das informações sobre a vegetação natural e o reflorestamento, são apresentados para algumas regiões, levantamentos sobre o uso e ocupação da terra. O Sistema contém ainda, redes de drenagem, área urbana, rodovias, limites municipais, divisões por bacias hidrográficas e regiões administrativas, sendo todas as informações georeferenciadas.
O SIFESP é coordenado e desenvolvido pelo Instituto Florestal, através da Seção de Manejo e Inventário Florestal e do Serviço de Comunicações Técnico-Científicas, com apoio do Núcleo de Informática.
O site é acessado por pessoas de todo o Estado de São Paulo e de outros Estados. Grande parte dos usuários é composta por profissionais das prefeituras dos mais de 600 municípios do Estado que utilizam os mapas florestais dos municípios e dados tabulares como referência para atingirem suas metas e confeccionarem seus relatórios para o Programa Município Verde Azul.
O Programa Município Verde Azul
O Governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município Verde Azul, um programa ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.
Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).
A participação do Município no Programa é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), controlado pela SMA.
As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
A SMA, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas. Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este número alcançou 133 municípios.
Acesse o site do SIFESP no link: http://www.iflorestal.sp.gov.br/sifesp
Mais informações: Pesquisador Científico Marco Aurélio Nalon – Seção de Manejo e Inventário Florestal – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2157