
19/11/2012
Entre os dias 12 e 14 de novembro, Pesquisadores do IF estiverem em Tupã – SP apresentando trabalhos nas áreas de Gestão e Educação Ambiental, desenvolvidos nas áreas protegidas em que atuam.
Os Parques Estaduais de Porto Ferreira e Morro do Diabo apresentaram respectivamente resultados de projetos de educação ambiental e biodiversidade em unidades de conservação trazendo reflexões acerca de gestão ambiental, processos de captação de recursos via compensação ambiental e de monitoramento de fauna em rodovias.
A Estação Experimental Itirapina apresentou trabalhos na área de Educação Ambiental por meio de Trilhas Interpretativas em áreas protegidas.
O Fórum Ambiental da Alta Paulista realizado anualmente pela Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista – ANAP em parceria com a UNESP Campus Experimental de Tupã, tem agregado pesquisadores de todo o país em torno das questões ambientais emergentes.
Trabalhos Apresentados:
– Administração, manejo ou gestão de unidades de conservação.
– Atividades de educação ambiental do Parque Estadual de Porto Ferreira em comemoração ao ano internacional das florestas.
– Compensação ambiental na criação e implantação de unidades de conservação no Estado de São Paulo O caso dos Parques Estaduais do “Pantaninho Paulista” Brasil.
– Rodovia em unidades de conservação: o caso do Parque Estadual Morro do Diabo.
– Satisfação dos visitantes do Parque Estadual de Porto Ferreira – Porto Ferreira – SP.
– Trilha dos Seres uma proposta de interpretação ambiental na Estação Experimental Itirapina – SP.
– Trilhas interpretativas e educação infantil – discutindo possibilidades à luz de uma experiência.
Fotos: Acervo IF
Mais informações: Pesquisadores Científicos Sonia A. Souza (soniasouza@if.sp.gov.br), Paulo H.P. Ruffino (phruffino@if.sp.gov.br), Andrea S. Pires (deapires@yahoo.com.br), Helder H. Faria (helderdefaria@gmail.com) e o site oficial ANAP http://www.amigosdanatureza.org.br – eventos