A atração do Parque Alberto Löfgren na Semana do Meio Ambiente foi a VI Exposição de Orquídeas da SOCAN – Sociedade Orquidófila Cantareira. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo salão do evento e se encantaram com as mais variadas espécies de orquídeas expostas. O sucesso do evento surpreendeu até os organizadores que, devido ao tempo frio, esperavam uma visitação menor.

O evento contou com a participação de 49 associados de seis associações orquidófilas da grande São Paulo, que juntos reuniram 231 orquídeas nacionais e estrangeiras de cultivo excepcional.
“A exposição não poderia acontecer em época mais apropriada”, disse Solange Menezes, presidente da SOCAN. “A semana do Meio Ambiente serviu para alertarmos as pessoas quanto à necessidade de se preservar as matas e as orquídeas que nelas estão. Por isso fixamos um painel com fotos de orquídeas nativas da Serra da Cantareira e uma mostra de mudas de orquídeas cultivadas em laboratório, para que as pessoas saibam que os orquidários comercializam plantas de cativeiro e não da mata”.

Outra atração do evento foi o curso de cultivo de orquídeas. As vagas foram muito disputadas pelos visitantes e a sala ficou pequena para tantas pessoas procurando por informações. Até as crianças prestaram atenção nas explicações e fizeram perguntas sobre cultivo. “A SOCAN não discrimina ninguém, as crianças são bem vindas quando se interessam por orquídeas. Nosso papel é formar as novas gerações de orquidófilos com consciência de preservação das espécies nativas e do meio ambiente como um todo”, salientou a presidente.

O evento também surpreendeu pela organização, beleza e pelo interesse dos usuários, que esperam que o evento volte a acontecer no próximo ano.