O Instituto Florestal está realizando, em parceria com a UNESP – Campus de Botucatu, o 2° Programa de Estágio de Férias, que atende 30 graduandos do Curso de Engenharia Florestal.
Estão envolvidas neste programa seis unidades do IF: Parque Estadual Alberto Loefgren, Estação Experimental de Tupi, Est. Exp. de Itararé, Est. Exp. de Bauru, Est. Exp. de Itirapina e Floresta Estadual de Manduri.
Os estágios ocorreram nas áreas de Silvicultura, Madeiras e Produtos Florestais, Ecologia Florestal, Manejo e Inventário Florestal, Geoprocessamento, Melhoramento Genético Florestal e Uso Público.
Para o PqC Luís Alberto Bucci o Programa vem atingindo seus objetivos e conseguindo dar aos acadêmicos uma ampla visão da ciência florestal. “É um privilégio os alunos conhecerem uma instituição como o Instituto Florestal, pois a abrangência dos temas aqui pesquisados é enorme com especial destaque ao empenho dos técnicos em transmitir seus conhecimentos”.
A aluna do 5o ano, Marília Pizetta, que atuou no Projeto Inventário Florestal diz “Foi muito proveitoso, eu gostei porque tivemos a oportunidade de aprender uma coisa nova e também pudemos colaborar no trabalho de quem nos estava orientando. Fizemos atividades práticas, aprendendo a operar o software ArcGis, delimitar a Bacia Hidrográfica de Botucatu, definir a vegetação, e ajudar a identificar quais destas áreas estavam em APPs.”