04/10/2012

Uma nova espécie de árvore, conhecida popularmente por canela, da família Lauracea, foi descoberta pelo Pesquisador Científico do Instituto Florestal Dr. João Batista Baitello, em parceria com o Mestre da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Leandro Brotto.

Ocotea marumbiensis Brotto & Baitello, que possui flores hermafroditas, é uma espécie rara e ocorre em floresta atlântica nos estados do Paraná e Santa Catarina, região Sul do país.

Graças ao material proveniente de um recente estudo fitossociológico realizado na Torre da Prata, na Serra do Mar paranaense, foi possível compilar informações que culminaram na 31ª espécie arbórea do gênero Ocotea do Estado.

Estudos recentes e novas descobertas de espécies de Ocotea têm demonstrado que o gênero é bastante diversificado na floresta atlântica, que corresponde à faixa de Floresta Ombrófila Densa presente em toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, pertencente ao bioma Mata Atlântica. Várias dessas espécies recentemente descritas são endêmicas e algumas delas com distribuição restrita.

O estudo, que descreveu e ilustrou essa nova espécie, foi realizado através da análise das coleções depositadas nos herbários MBM e UPCB, localizados em Curitiba, e de expedições de coleta realizadas por Brotto a partir de 2006. O Herbário SPSF do Instituto Florestal, dentre outros, armazena duplicata do typus da nova espécie.

Leia o artigo completo sobre a descrição da espécie no link:http://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig63-3/id%20391.pdf