01/10/2012

O Instituto Florestal realizou através do Viveiro Florestal de Taubaté, nos dias 17, 18, 24, 25 e 26 de setembro de 2012, o 1º Curso de Capacitação em Elaboração de Projetos de Recuperação Florestal.

O objetivo foi a capacitação de profissionais que atuam com projetos de recuperação florestal na bacia do rio Paraíba do Sul, a fim de qualificá-los para elaboração de projetos de acordo com as regras do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e difundir as técnicas de recuperação florestal previstas na Resolução SMA 08/08.

O público alvo do curso foi, principalmente, tomadores de recursos do FEHIDRO e proponentes, que atuam com projetos de recuperação florestal na Bacia do Paraíba do Sul, bem como técnicos e profissionais de prefeituras e organizações locais.

As atividades foram divididas em dois módulos, sendo o primeiro basicamente teórico, realizado no auditório do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em Taubaté-SP, e o segundo prático, realizado na fazenda experimental do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (UNITAU). Durante os cinco dias de curso, os 30 inscritos aprenderam teoria e prática da elaboração de projetos de recuperação florestal, além de trocarem experiências e contatos.Para finalizar, foi realizado o plantio de aproximadamente 150 mudas de espécies florestais, utilizando-se as técnicas aprendidas.

O curso foi realizado em parceria com a Fundação Florestal, a UNITAU, a Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturiais (CBRN) da Secretaria do Meio Ambiente e com apoio do Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI) e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS).

 

Fotos: Ana Stella Ribeiro Medeiros Neves
Mais informações: Engenheira Florestal Alcinéa Guimaraes de Castro – Viveiro Florestal de Taubaté. F: 12-3626-1114 / 3632-2285