O Instituto Florestal teve a honra de receber em 1º de dezembro o ilustre geógrafo e Professor Aziz Nacib Ab’Sáber, que discorreu sobre a temática da importância ecológica dos ambientes de exceção no território paulista e outros temas.

Enfatizou a importância do conhecimento científico para embasar as decisões políticas no que toca ao planejamento dos espaços, fez uma análise crítica da ocupação da cidade de São Paulo devido a falta de conhecimentos acerca da geormofologia e de sua dinâmica por parte de empreendedores e historiou a formação da configuração urbana da cidade, com foco nas linhas de planejamento existentes, exemplificando o bairro dos Jardins e as vias radiais.

Relatou a história vegetacional da bacia sedimentar de São Paulo desde milhares de anos atrás, até épocas mais recentes exemplificando a existência de araucárias às quais se deve o nome do Bairro dos Pinheiros, destacando ainda o significado dos remanescentes da vegetação nativa, que ainda podem ser encontrados isoladamente na cidade de São Paulo como documentos únicos da história vegetacional de um lugar e que precisam ser preservados.

Ressaltou a necessidade de se conhecer corretamente os conceitos de ecossistemas, biomas e mini biomas, considerando a importância dos mesmos para embasar as decisões políticas de caráter ambiental.

Associados a estes temas outros assuntos foram apresentados para deleite dos participantes. Tratando desde a configuração da geomorfologia paulista e a vegetação associada até episódios da colonização da América, numa época em que a falta de mapas mudou a vida de milhares de pessoas.

Assim como em sua obra enfatizou que a questão social é inerente e que todos os cidadãos tem responsabilidades com relação às questões ambientais.

Texto: Sueli Herculiani, Silvia Jordão, Danilo Pereira e Antonio Toledo
Fotos: José da Silva

Maiores Informações: Silvia Jordão – Assessoria Técnica de Programação – Instituto Florestal – F: 11-2231.2315 silvia