Tendo em vista a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e no espírito de popularização da ciência, o Instituto Florestal promoverá o Encontro de Iniciação Científica Júnior, apresentando os projetos desenvolvidos pelos alunos do Programa de Jovens, de 15 a 18 anos que, desde a implantação da Oficina em 2006, desenvolveram 10 pesquisas de iniciação científica júnior.
O Encontro será realizado no dia 30 de outubro de 2009, no Auditório do IF, com início às 9 horas, reforçando o papel do Instituto Florestal no desenvolvimento das ciências no país e na inclusão social a partir do despertar do espírito científico nos jovens atendidos pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Com esta ação de socialização do conhecimento científico entre jovens e adolescentes, o Instituto Florestal contribui com o desenvolvimento das ciências no país, criando oportunidades de uma melhor compreensão do mundo.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e, desde 2004 tem alcançado grande êxito e participação de pessoais e instituições de ensino e de pesquisa. Em 2008, foram realizadas cerca de 11.000 atividades, em 450 municípios. Neste ano de 2009 a SNCT será realizada de 19 a 25 de outubro, com a finalidade de envolver jovens e crianças à atitude científica, esclarecendo a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um para o desenvolvimento do País.
Também com o propósito de popularização da ciência, o Instituto Florestal desenvolve a Oficina de Educação Científica em dois Núcleos de Educação Ecoprofissional da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. A oficina incentiva a prática da pesquisa como meio de aprendizagem, produção de conhecimento e conservação ambiental, considerando a pesquisa como princípio educativo e científico.
O resultado desta ação é gratificante: o gosto pela ciência é instigado e provocado nestes jovens, motivando-os a criar suas próprias soluções para os problemas identificados, comprometendo-se com esta proposta e tornando-se jovens pesquisadores, não por imposição, mas como um processo de conquista formal e política.

Participante Tema

Núcleo

Lenon Candido Sales
Ágata Cobos Salgado
O cão doméstico como espécie exótica invasora no Parque Estadual Alberto Löfgren
Ágata Cobos Salgado O impacto ambiental causado pelo comércio ilícito de avifauna na região metropolitana de São Paulo

Horto

Adriane Albuquerque Nunes Ribeiro O potencial de exploração econômica e de educação ambiental e de plantas medicinais da Mata Atlântica.

Horto

Andressa Albuquerque Nunes Ribeiro
Thaís Soares Neves
Ana Carolina de Freitas Miura Santos
A importância das florestas urbanas para a qualidade do ambiente e a conservação da biodiversidade: estudo de uma área reflorestada com Pinus spp e Eucalipto spp no distrito de Tremembé, Zona Norte de São Paulo.

Horto

Thaís Soares Neves
Talita Braga Caetano
Juventude, meio ambiente e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo

Horto

Lidiane Assis Santos Produtores de Campomanesia phaea em parte da área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, município de Paraibuna -SP

Paraibuna

Clara Maria Rangel de Freitas Moreira Patrimônio histórico e cultural do bairro Remedinho dos Prazeres, Paraibuna – SP

Paraibuna

Pedro Paulo Gonçalves Barbosa
Diana D’arc dos Santos
Potencial de um viveiro-escola como fomento para educação ambiental e reflorestamentos de áreas ciliares

Paraibuna

Ulisses Daniel Aparecido Moreira
Levindo Cândido de Britto Neto
A produção de peixes em tanques-rede no município de Paraibuna, SP

Paraibuna

Larissa da Silva Augusto
Danielle Abrahão Chagas,
Anderson Dantas dos Santos
O córrego Tremembé pede ajuda: possibilidades e limites e renaturalização de rios urbanos

Santa Gema

23/10/2009