
26/11/2019
O Instituto Florestal elaborou e disponibilizou, de graça, um guia prático para observação de pássaros. O trabalho é resultado de uma atividade de oito dias com professores e estudantes, em Teodoro Sampaio (SP), conduzida pela pesquisadora Andréa Soares Pires, no Colégio Novo Milleniun. Na ocasião, em setembro, 217 pessoas avistaram 43 espécies.
A publicação “Ciência Cidadã – Guia de aves dos arredores do Colégio Novo Milleniun: aves do Morro do Diabo e Zona Urbana”é um material prático que introduz o interessado na prática da observação sem causar impactos à biodiversidade.
O manual também apresenta os aplicativos e redes sociais que possibilitam a qualquer pessoa contribuir com a produção e coleta de dados científicos ao praticar o birdwatching (termo em inglês para designar a prática de observação de aves), como o Merlin, o eBird e o WikiAves.
O Guia traz ainda uma lista detalhada com características das aves que foram observadas durante a atividade no colégio.
Andréa já recebeu contatos de professores de outras localidades com interesse em replicar a atividade em seus municípios, como o de Iracemápolis. O projeto também teve a participação do pesquisador do IF Helder Henrique de Faria.
Fotos: Andréa Soares Pires e Helder Henrique de Faria