25/09/2019

O Instituto Florestal (IF) e a Casa Basco Brasileira comemoraram o Dia da Árvore juntos neste ano. O evento foi realizado neste sábado, 21 de setembro, na sede do IF, zona norte da capital paulista.

Na ocasião, foi feito o descerramento da placa de identificação do carvalho de Guernica, doado ao Instituto Florestal no Dia Mundial do Meio ambiente, em 05 de junho, e plantado no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal). Também foi recitado o poema Liberdade, pelo poeta José Perez Urtiaga Martinez. Os versos estão gravados na placa em português e em euskera, o idioma basco. Ao longo da festa, foi realizada ainda a apresentação de músicas e danças típicas do País Basco.

Para o pesquisador científico e vice-diretor do Instituto Florestal, Fernando Descio, “a história de Guernica mostra a força, coragem e amor do povo Basco por sua terra, sua cultura e especialmente pelo guerreiro e nobre Carvalho, que resistiu ao bombardeio ocorrido em 1937, na Guerra Civil Espanhola, cujas sementes estão espalhadas pelo mundo e agora honrosamente na nossa casa”

“Esperamos que esse dia seja comemorado todos os dias plantando e cuidando das nossas árvores”, disse o chefe de Gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Valter Rocha.

O carvalho de Guernica (Quercus robur) é símbolo da democracia basca. Rebrotou após bombardeios sofridos na cidade de Guernica y Luno, em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. De suas sementes são feitas mudas que são distribuídas por cidadãos bascos pelo mundo todo em memória de sua resistência.

“Tivemos que solicitar a duas famílias da Espanha para conseguir essa muda do alto dos Pirineus, que precisou se adaptar durante 4 anos ao clima do Brasil. Por isso, estamos muito felizes em entregar esse símbolo de verdade, honestidade e franqueza que é o carvalho”, comentou Oskar Goitia, presidente da Casa Basco Brasileira.

Fotos: Juliana Batista / Casa Basco Brasileira