
27/08/2019
Na última quinta, 22 de agosto, a Estação Experimental de Tupi (“Horto de Tupi”) promoveu um encontro sobre protagonismo juvenil e participação social entre participantes de dois dos seus programas de educação ambiental: o “PJ Tupi: educação integral e ambiental” (desenvolvido com a Escola Estadual Pedro de Mello, localizada próximo à unidade) e o “EducaTrilha na Escola” (concurso de projetos de educação ambiental envolvendo escolas estaduais, municipais e particulares de Piracicaba).
O evento aconteceu na Escola Pedro de Mello e consistiu no quinto encontro formativo do “EducaTrilha na Escola” de 2019. Os alunos apresentaram suas experiências de protagonismo juvenil para os professores de diversas outras escolas de Piracicaba/SP. Foram apresentadas experiências do grêmio estudantil, alunas que desenvolveram ações para resgatar a autoestima das colegas, estudantes que planejaram e realizaram ações de conscientização contra os maus-tratos aos animais com a comunidade no âmbito de uma disciplina eletiva, experiências de protagonismo no Pré-PJ (projeto desenvolvido no ano passado na Estação Experimental de Tupi), clubes juvenis, entre outras. Os professores foram incentivados a promover o protagonismo juvenil nas suas escolas por meio das atividades de educação ambiental desenvolvidas no âmbito do “EducaTrilha na Escola”.
Após a roda de conversa sobre as experiências dos alunos, o líder comunitário Carlos Silva e a especialista ambiental do Instituto Florestal Maria Luísa Bonazzi Palmieri explicaram sobre os espaços de participação, como conselhos, comitês, audiências e consultas públicas, entre outros. O objetivo foi incentivar que os estudantes continuem com essa atuação cidadã após concluírem o ensino médio, nesses vários espaços, e os professores também conheçam e participem dos mesmos.
A coordenadora da Escola Pedro de Mello Giovana Carpin Borba Annunciato e o diretor Thiago Franco realizaram uma apresentação sobre a importância da relação da escola com a comunidade local para incentivar esse protagonismo dos estudantes e formação para a cidadania. Também enfatizaram o quanto o fato de esta ser uma escola integral rural foi resultado da mobilização dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar, inclusive dos parceiros locais.
O “EducaTrilha na Escola” e o “PJ Tupi: educação integral e ambiental” são programas educativos previstos no Plano de Trabalho acordado entre o Instituto Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA), de modo que são coordenados de forma conjunta pelas duas instituições e contam com a participação de diversos parceiros.
No dia 19 de setembro acontece no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEDEMA o último encontro de 2019 do projeto “Educatrilha”, com o tema “Estratégias de avaliação e continuidade de projetos de Educação Ambiental em escolas”.
O Programa PJ-Tupi promove reuniões mensais com professores e coordenadores, além de atividades semanais com os alunos do Programa nas disciplinas eletivas.
Próximas atividades
O Horto de Tupi traz uma série de atividades de Uso Público e Educação Ambiental abertas a diversos públicos.
- 01/09, 27/10 e 10/11, às 7h30: Vem passarinhar (observação de aves);
- 06/10, às 9h: Vem brincar e aprender no Horto;
- 13/10, às 8h: Passeio ciclístico;
- 23/11, às 8h: Caminhada Histórica.
No dia 19 de setembro, será realizada no viveiro de mudas municipal atividade do Projeto Bacia Caipira com grupos da terceira idade.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel.(19) 3438-7116 / 3438-7200