
10/06/2019
A Estação Experimental de Tupi, também conhecida como “Horto de Tupi”, localizada em um distrito do município de Piracicaba, interior de São Paulo, realizou uma série de atividades na Semana do Meio Ambiente. No domingo, dia 02, ocorreu o “Vem Passarinhar!”, cerca de 40 pessoas participaram do evento e puderam encontrar 35 espécies de aves diferentes, entre elas o pica-pau-rei, a saíra ferrugem, a gralha-do-campo, o bem-te-vi,o gavião carijó e o frango d’água. A atividade foi conduzida pelo biólogo Valdir Felipe e desenvolvida no âmbito do programa “Vem pro Horto”.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, atendendo ao convite do Colégio Primeiro Porto, a especialista ambiental do Instituto Florestal Maria Luísa Bonazzi Palmieri ministrou a palestra “Meio ambiente: o que eu tenho a ver com isso?”, para os estudantes do 1° ao 5° ano. Foram abordadas as relações entre áreas naturais, água, consumo e resíduos.
Na quinta-feira, 06, ocorreu o 2º encontro do “EducaTrilha na Escola”, com o tema: “Educação Ambiental: reflexões e práticas”. Foram identificados os conhecimentos prévios sobre educação ambiental dos participantes por meio da dinâmica “Fato ou Fake”, realizados trabalhos em grupos sobre textos de educação ambiental e uma apresentação dialogada sobre o tema. O próximo encontro será no dia 25 de julho, no Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba e terá o seguinte tema: “A Educação Ambiental nas escolas e nas áreas naturais: reflexões e práticas”. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 28 de junho pelo site.
Na sexta-feira ocorreu a reunião pedagógica com os professores e coordenação da Escola Estadual Pedro de Mello. Por meio da linguagem teatral, foi abordada a comunicação não violenta, a qual é fundamental para o trabalho em equipe e para a educação integral e ambiental. As atividades de quinta e sexta-feira foram referentes aos programas “EducaTrilha na Escola” e “PJ Tupi: educação integral e ambiental”.
Para fechar a Semana do Meio Ambiente, foi realizado o “Brincar é Educar”, que contou com cerca de 40 pessoas. Por meio da contação da história “As aventuras de Marina no Horto de Tupi”, do “Mexe mexe das ilhas”, “Esconde e acha” na trilha, “O que tem na cartola” e “Se eu fosse um mágico”, foram trabalhados, de forma lúdica, temas como a importância das áreas naturais, da posse responsável de animais domésticos (que não devem ser abandonados), os riscos de incêndio na área (e proibição de fazer churrasco), a biodiversidade do local e as relações entre áreas naturais, consumo e resíduos. Essa atividade foi planejada e realizada, no âmbito do “Vem pro Horto” pelos estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) da disciplina “Ecologia Aplicada”, com orientação da equipe formada pelo Instituto Florestal e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), que tem coordenado conjuntamente todos os programas e atividades de educação ambiental da Estação Experimental de Tupi.
Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi
Mais informações: (19) 3438-7116 e (19) 3438-7200 ou malu.palmieri@gmail.com