O Projeto “Capacitação em Educação Ambiental para Docentes da Rede Pública Municipal de Luiz Antonio” foi iniciado em abril de 2012 por meio de parceria técnica entre Instituto Florestal, Fundação Florestal e Prefeitura Municipal de Luiz Antonio. Trata-se de uma proposta de pesquisa de intervenção onde o objetivo é interpretar e acompanhar junto aos docentes o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que considerem a Conservação da Biodiversidade como elemento transversal ao ensino formal ao mesmo tempo que considere e se utilize da Unidade de Conservação Estação Ecológica Jataí e a Área Protegida Estação Experimental de Luiz Antonio como espaços educadores.
Dentre as atividades de campo realizadas até o momento, destaca-se o “Dia e Noite em uma Unidade de Conservação – Vivência no Jataí 2012” ocorrido nos dias 11 e 12 de julho que teve como objetivo específico ampliar as percepções dos docentes sobre a unidade, permitindo um contato maior com os diferentes ambientes e consequentemente um maior sentimento de pertencimento.
Os docentes participaram de atividades de estudo de diferentes paisagens que compõem a Estação Ecológica Jataí (cerrado, cerradão e mata galeria), conhecendo um pouco mais dos elementos que as constituem: vegetação, fauna, clima, água e solo. As atividades foram realizadas com base em método investigativo onde os próprios docentes elaboraram suas estratégias de coleta e análise de dados.
Tiveram também a oportunidade de fazer uma caminhada noturna experimentando outros sentidos, em especial a audição e a observação do céu. Além dos sons ouvidos, foram observados morcegos, gambás e pegadas de mamíferos. A caminhada levou os participantes até as Ruínas do Porto, local em que o grupo fez uma discussão sobre como aproveitar este espaço no trabalho com as crianças.
Como encerramento os participantes percorreram a Trilha da Onça, (inaugurada oficialmente em junho deste ano) onde puderam, mais uma vez, vivenciar a vegetação de cerrado e observar vestígios de animais. Ainda em campo participaram de uma roda de conversa sobre as possibilidades de trabalho com as crianças e as diferentes estratégias a serem utilizadas
Os docentes mostraram-se bastante sensíveis à importância da unidade para a região não apenas em relação aos aspectos naturais, mas também aos culturais e históricos já que grande parte da população mais velha tem fortes relações com a área e a história de Jataí se faz presente no cotidiano da população, ainda que muitas vezes pouco compreendida.
Fotos: Acervos Estação Ecológica de Jataí e Estação Experimental de Luiz Antonio
Mais informações: Paulo Peira Ruffino – Tel: (19) 3575-1345 e 3575-3326