O Instituto Florestal realizou mais uma edição do Ciclo de Palestras, no dia 25 de abril de 2012, abordando nesta ocasião a temática Impactos Recorrentes na Conservação do Cerrado.
O Diretor Geral do Instituto Florestal, Miguel Luiz Menezes Freitas, abriu o evento e o Pesquisador Científico José Luiz de Carvalho foi o mestre de cerimônias. O corpo de palestrantes foi constituído inteiramente por Mestres em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
A primeira palestrante, Carolline Zatta Fieker, falou sobre a diversidade de aves em diferentes fisionomias de Cerrado, abordando a influência da heterogeneidade ambiental e sazonalidade climática e sua importância para a manutenção deste patrimônio natural. Em seguida, Matheus Gonçalves dos Reis apresentou os resultados de sua pesquisa sobre o efeito do fogo sobre bandos mistos de aves do Cerrado. Natalia Bianca Rosatti ministrou a palestra “Usando as originalidades filogenética e funcional na conservação da biodiversidade”. Rafael de Oliveira Xavier tratou do impacto de espécies exóticas invasoras sobre a estrutura do Cerrado. Ao final, o Pesquisador Científico do Instituto Florestal Alexsander Zamorano Antunes mediou a mesa de debates.
As palestras aconteram no Auditório da sede do Instituto Florestal, em São Paulo, e contaram com um público presente de 72 pessoas.
Veja aqui as apresentações:
“Conservação de bandos mistos de aves em áreas de Cerrado aberto” – Matheus Gonçalves dos Reis
“Ecologia e manejo de gramíneas africanas no Cerrado paulista” – Rafael de Oliveira Xavier
Fotos: José D. Senhorinho
Mais informações: Rejane Esteves – Seção de Ecologia – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2097