02/09/2016

A Xiloteca do Instituto Florestal de São Paulo, subordinada à Seção de Madeiras e Produtos Florestais, possui acervo diversificado do Brasil e do mundo, mas bastante representativo do Estado de São Paulo e de suas áreas naturais. A coleção ultrapassa as 6000 amostras lenhosas sendo 4000 de diferentes espécies florestais.

O Instituto Florestal (IF) abriga a segunda maior xiloteca do Estado de São Paulo. A maior fica no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Xiloteca é uma coleção de madeira identificadas e catalogadas de acordo com a família botânica, gênero, espécie, nomes populares, a procedência, entre outros. Além de informações relativas às diversas espécies, a xiloteca possui um laminário, que consiste em um arquivo de lâminas com cortes histológicos dos planos transversal, longitudinal tangencial e radial de madeira preparados para a visualização em microscópio.

A xiloteca é uma importante ferramenta de estudos e referências para pesquisas sobre o uso e a conservação das espécies, entre outros, tendo não apenas valor científico, mas também econômico. Vale lembrar que a Xiloteca do IF constitui um banco de dados imprescindível nas ações de fiscalização que o Instituto realiza em Parceria com a Polícia Ambiental.

A curadora da Xiloteca do Instituto Florestal, Dra. Sandra Florsheim, conta que o acervo está em constante crescimento. Durante trabalhos científicos em campo, materiais coletados são incorporados à coleção. Além disso, há o constante intercâmbio entre instituições para uma maior diversificação do acervo.

Em 2010, o Instituto Florestal incorporou ao seu acervo a maior xiloteca particular do Brasil, que pertencia ao engenheiro agrônomo João Peres Chimelo, formado pela Escola Superior de Agriculcura Luiz de Queiroz (ESALQ) e pesquisador aposentado do IPT. Na ocasião, foram incorporadas ao acervo mais 901 amostras brasileiras e 496 estrangeiras.

A coleção está registrada no Index Xilariorum sob a sigla SPSFw.

Mais informações: Pesquisadora Científica Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2002