25/03/2016

A Estação Experimental de Tupi, em seu projeto de aproximar a comunidade local da unidade, tem realizado um constante trabalho de divulgação de suas atividades envolvendo os mais diversos órgãos de imprensa local. O trabalho da unidade, que já tinha sido tema de reportagem da edição de fevereiro do “Nosso Jornal”, foi pauta também na edição de março. O periódico tem distribuição gratuita e abrange 8 bairros do município de Piracicaba, todos no entorno ou próximos à unidade, sendo eles Tupi, Parque Peória, Jardim Bartira, Santa Izabel, Tijuco Preto, Fazenda Morro Grande, Horto Florestal, Conceição e Caiubi.

Segue abaixo o texto da reportagem na íntegra:

“ESCOLA PEDRO DE MELLO E O JOVEM
Por Chitão

Em mais uma iniciativa de colocar o jovem como protagonista principal na busca incessante por melhorias na qualidade de vida no local em que vive, a escola “Pedro de Mello” levou os alunos representantes de classe até a Estação Experimental de Tupi (Horto) para uma importante aula de aprendizado sobre o tema, com Renato Morgado, funcionário da Ong Inaflora e membro do Observatório Cidadão de Piracicaba.

De uma forma bem divertida, e com o desafio de trabalhar com pessoas de tão pouca idade, Renato propôs aos alunos (crianças e jovens), a organização entre eles para levantar os problemas de sua escola ou seu bairro, e as formas de reivindicar soluções.

O objetivo do diretor Thiago Franco é tornar os jovens “mentes pensantes” no que diz respeito ao direito, a organização e a força que a união de grupos pode trazer conseguindo assim uma representatividade maior junto aos poderes que podem atender a seus anseios.

Renato Morgado, que tem muita experiência na área de participação social, elogiou a atitude do diretor, que considerou de extrema importância para uma real mudança na forma de se conseguir um mundo mais junto, com menos desigualdade e com a participação cada vez maior das pessoas nos processos administrativos em todas as esferas institucionais de nossa nação.

Importantíssimo também, é a abertura que vem sendo dada pela equipe administrativa da sede da Estação Experimental de Tupi. Malú e Maria Rosa fazem questão desse trabalho com os jovens e com toda a comunidade, entendendo que os espaços públicos são para finalidades comuns, como nesse caso, trabalhar o protagonismo juvenil, que tem por finalidade uma sociedade mais envolvida com as questões sociais.

Fica aqui os parabéns e o muito obrigado a todos os envolvidos. Atitudes como essa a diferença nas próximas gerações, que com certeza participarão mais da vida coletiva!”

protagonismo juvenil - apresentação_1 protagonismo juvenil - construção_ protagonismo juvenil_1

Fonte: “Nosso Jornal”, ano XVII nº185 março/2016

Fotos: Acervo Estação Experimental de Tupi

Mais informações: Maria Luísa Bonazzi Palmieri – Estação Experimental de Tupi – Tel: (19) 3438-7116