
11/12/2015
No dia 13 de novembro, o pesquisador científico do Instituto Florestal Helder Henrique de Faria compôs banca de dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e contribuiu com a formação de mais uma mestra do Sistema Ambiental Paulista.
Juliana Ferreira de Castro, turismóloga e especialista ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambienta (CEA/SMA), defendeu sua dissertação de mestrado “A governança no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia, no extremo sul do município de São Paulo”. O trabalho teve a orientação do Dr. Sidnei Raimundo e ocorreu no Âmbito do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
A banca de avaliação foi formada pelos professores Eduardo Caldas e Reinaldo Pacheco e o pesquisador Helder, que há décadas atua no Parque Estadual do Morro do Diabo (PEMD) e região do Pontal do Paranapanema com pesquisas e gestão de Unidades de Proteção Integral. Helder também é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN).
Juliana iniciou sua carreira profissional no PEMD em 2007 junto ao programa de uso público existente na época, tendo realizado pesquisas na unidade e participado da elaboração dos planos de manejo dos Parques Estaduais do Aguapeí e do Rio do Peixe.
Mais Informações: Pesquisador científico Helder Henrique de Faria – Seção de Reservas de Teodoro Sampaio – <helderdefaria@gmail.com>