
24/09/2021
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. Nesta data, o Museu Florestal “Octávio Vecchi” promoveu a live “Modernização e Preservação do Meio Ambiente no tríptico de Helios Seelinger”. Foram convidados pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento integrou a programação da 15ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Os palestrantes, Maria do Carmo Couto da Silva, Professora de História da Arte na UnB, e João Victor Rossetti Brancato, doutorando em História pela Unicamp, publicaram na revista científica Patrimônio e Memória, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – câmpus de Assis estudo que relaciona a obra “Evolução de São Paulo”, um tríptico em óleo sobre tela de grandes dimensões que integra acervo do Museu Florestal, com a história da modernização paulista, da devastação das matas e da preservação ambiental no estado.
O evento mostrou a relevância do Museu Florestal e seu acervo para pesquisa científica nos mais diferentes campos do saber, bem como a importância destes parceiros acadêmicos externos que ocupam o espaço e produzem novos conhecimentos sobre e a partir dele.
A videoconferência foi realizada na plataforma gratuita Streamyard e transmitida pelo Facebook. A gravação está disponível no link: https://fb.watch/8dURVRNCT-/