29/06/2021

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês de junho, as divisões de Gestão Ambiental de todos os campi da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promoveram o III Mês do Meio Ambiente na Unifesp. Com o tema Trilhando o Caminho da Sustentabilidade, o evento aconteceu virtualmente entre 7 e 18 de junho e foi aberto tanto para público interno quanto externo.

Com intuito propiciar o debate acerca de questões ambientais e incentivar reflexão sobre temas atuais relativos à sustentabilidade, o evento contou com 19 palestras com especialistas que abordaram questões como a crise da covid-19, os entrelaçamentos entre ambiente, saúde e sustentabilidade,  microplásticos: fragmentação florestal, estratégias de recuperação e mobilidade urbana sustentável.

No dia 15 de junho aconteceu a palestra “Meio Ambiente em São Paulo: coisa do século XIX – Uma breve história da conservação da natureza no território paulista”. Os convidados foram Natália Almeida, responsável pelo Museu Florestal “Octávio Vecchi” e doutoranda em História da Arte pela Unifesp, e Felipe Zanusso, doutor em Meio Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ambos integram o coletivo Amigos do Museu Florestal, que além de pesquisar a história da conservação ambiental no estado de São Paulo, promovem diversas atividades de divulgação científica e educação ambiental sobre o tema, como as Caminhadas Históricas realizadas no Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL) desde 2018 e que apenas foram interrompidas por conta da pandemia.

O vídeo da palestra está disponível no link: https://youtu.be/P4oMUie349E