24/02/2021

Aconteceu hoje, 24 de fevereiro, o VII Seminário Projeto SAF Juçara na modalidade virtual, tendo em vista a pandemia que ainda enfrentamos. Esse seminário ocorre todos os anos na região do Vale do Ribeira. Alguns participantes, que tinham dificuldades no acesso remoto, puderam acompanhar a transmissão por um telão disponibilizado no auditório do Centro de Convivência do Idoso no Município de Sete Barras, em ambiente seguro, com distanciamento e uso de máscaras.

O evento propõe uma reflexão e exposição de resultados do Projeto SAF Juçara que está baseado na sociobiodiversidade, que aproxima a ciência e a pesquisa, instituições, ONGs, agricultores e técnicos regionais.

O engenheiro Guenji Yamazoe,  pesquisador científico aposentado do IF, é o grande idealizador deste Projeto na região e articulador em todas as frentes para que o evento ocorra. Essa edição contou com a participação, diretamente do Japão, do presidente da ONG Versta e professor da Universidade de Takushoku, prof. Dr. Nobuo Yamamura, do diretor desta mesma universidade Prof. Dr. Kojiro Takeshita e do diretor superintendente da Versta, Dr. Yoshikazu Onose.

Luis Alberto Bucci, diretor geral do Instituto Florestal, destaca o avanço das pesquisas e conhecimento na utilização da polpa da juçara. “As informações já obtidas mostram que os resultados bioquímicos da polpa de juçara são de extrema importância para a saúde humana, estimulando também os produtores o que impacta na dinamização da cadeia produtiva e na melhoria da economia do Vale do Ribeira”.

O cônsul-geral do Japão em São Paulo Sr. Ryosuke Kuwana enviou mensagem especial em vídeo parabenizando o evento.

Na sequencia, iniciando a seção de palestras, Yoshikazu Onose destacou o trabalho desenvolvido pela Versta há cerca de 10 anos em atividades de reflorestamento e conservação da Mata Atlântica no estado de São Paulo, em cooperação com resistentes locais. Ao final de 2020 atingiu 34 hectares cultivados chegando a 33 mil árvores plantadas, favorecendo a conservação da biodiversidade e aumento da renda dos pequenos agricultores, além de contribuir para atingir as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Também prestigiaram o evento o Sr. Dean Alves Martins, Prefeito Municipal de Sete Barras e Claudio Garrafão, Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Sete Barras.

Gilberto Ohta de Oliveira, diretor da COOPAFASB, explanou sobre a situação atual e perspectivas da polpa de juçara. Gilberto é um grande incentivador do cultivo dessa espécie e enfatizou que é uma cultura economicamente viável. Para ele há necessidade de profissionalizar a atividade e ter um plano de negócios bem definido.

A palestrante Profa. Dra. Veridiana Vera de Rosso – UNIFESP – Campus da Baixada Santista apresentou a palestra sobre as possibilidades de produção de suplemento alimentar de polpa de juçara. Veridiana explicou a diferença entre alimento e suplemento alimentar e trouxe importantes resultados de pesquisa realizada com o fruto da juçara. Destacou que as suas propriedades da polpa de juçara são realmente incríveis sendo considerado um “Super Alimento”, com valor nutricional extremamente elevado.

Roberto Ulisses Resende, presidente da ONG Iniciativa Verde trouxe informações sobre o Programa Carbon Free e o impacto dos plantios de juçara para restauração florestal, mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental.

O evento foi gravado e está disponível em facebook.com/InstitutoFlorestalSP

Mais informações: (11) 2231-8555