05/06/2020

Com o tema “Preservar o Meio Ambiente é Essencial” a semana do meio ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) recebeu na última quinta-feira (4), véspera do dia mundial do meio ambiente, o webinar “Estações Ecológica e Experimental de Itirapina”. O encontro abordou o papel das Estações Ecológica e Experimental na conservação ambiental e as aves existentes na unidade, bem como as relações entre a conservação ambiental e a saúde em tempos de COVID-19.

Durante o encontro, os participantes puderam conferir as apresentações e participar com perguntas para o ornitólogo e consultor ambiental, Paulo Sérgio Gonçalves da Silva, para o professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Flávio Fernando Batista Moutinho, e para o pesquisador e colaborador do Laboratório de Aves da Universidade Federal de São Carlos, Matheus Gonçalves dos Reis.

Paulo Sérgio apresentou as aves existentes nas unidades apontou o problema da perda de biodiversidade com a fragmentação de habitats, que ocorreu historicamente no território paulista e nacional. Matheus apresentou a importância das unidades. Segundo o pesquisador, restam poucos remanescentes de grande porte de cerrado e nas estações ecológicas de Itirapina e Santa Bárbara ocorrem os ecossistemas mais raros e ameaçados, de forma que as unidades protegem diversas espécies vegetais, além de serem fundamentais para todos os grupos de fauna.

Respondendo uma pergunta de um participante sobre outro bioma, que não ocorre no território paulista mas que também é de total relevância, Flávio alertou pra o fato de que o adentramento da floresta amazônica é um grande risco. “Com o desmatamento há a possibilidade de uma nova pandemia, porque a gente desconhece aquela microbiota da floresta tropical brasileira da mesma forma que a gente não conhecia o novo coronavírus”, alertou o pesquisador.

O evento teve cerca de 45 participantes e foi promovido pelo Conselho Consultivo da Estação, Instituto Florestal (IF) e Instituto de Educação Saúde e Conservação (IEESC). O encontro foi mediado pela especialista ambiental do IF, Maria Luísa Bonazzi Palmieri e teve o apoio das Prefeituras Municipais de Itirapina e Brotas, Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense e Laboratório de Aves da Universidade Federal de São Carlos.

Baixe aqui as apresentações: