30/01/2020

No dia 26 de janeiro, aconteceu a primeira edição da Caminhada Histórica deste ano no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), na capital paulista.

A atividade é monitorada e se propõe a contar aos visitantes do Parque sobre a história desta Unidade de Conservação e sua relação com a história proteção da natureza em São Paulo. Durante o percurso, que passa por prédios antigos e arboretos centenário, são apresentadas as instituições e as personalidades que fizeram parte desta trajetória. Além da abordagem histórica, são apresentadas as características e debatidas a ecologia de algumas espécies que ocorrem Parque, tanto de árvores quanto de animais.

O exercício caminhada e o conteúdo das palestras são complementados com atividades lúdicas que ocorrem durante o evento, como contação de história e apresentação musical, tudo dentro das temáticas propostas.

Os visitantes que conhecem sobre a história do Parque também são convidados a dar suas contribuições.  Nesta interação, Moradores do entorno e ex-funcionários sempre trazem boas histórias.

O público é bastante dinâmico, sendo que algumas pessoas não concluem o trajeto e outras pegam a atividade já no meio e ficam até o final. Cerca de 60 pessoas participaram desta edição.

A Caminhada já se tornou um evento tradicional do Parque. Ocorre desde 2018 e é promovida pelo Museu Florestal “Octávio Vecchi” em parceria com o Movimento Conservatio e com o apoio da Coordenadoria de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A iniciativa deu tão certo que já está sendo replicada em outras áreas, como a a Estação Experimental de Tupi, a Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e a APA do Carmo. Ainda no dia 26 de janeiro, ocorreu uma Caminhada Histórica simultânea à do PEAL em Itanhaém.

A próxima Caminhada Histórica no Horto ocorre no dia 15 de fevereiro.

Fotos: Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2053