06/12/2019

De 11 a 13 de novembro, aconteceu o II Workshop Internacional de Política de Uso e Governança do Solo, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), em Piracicaba/SP. No dia 14, os participantes do evento realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Hidrologia Florestal do Instituto Florestal (IF), no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cunha/SP.

O objetivo do evento foi promover uma discussão sobre temas e conceitos de política de uso e de governança do solo, com ênfase em técnicas científicas e determinações jurídicas para auxiliar no planejamento e desenvolvimento de ações nos espaços rural e urbano.

As atividades tiveram um forte componente em aplicações tecnológicas de monitoramento e de processamento de dados do sistema solo-planta-atmosfera, voltados à proteção e a conservação do solo e da água em agroecossistemas e estudos e tecnologias voltadas para as Cidades Inteligentes.

A visita ao Laboratório de Hidrologia foi coordenada pelos Pesquisadores do IF José Luiz de Carvalho, Roberto Starzynski e Marcelo Zanata, em atendimento à solicitação da professora Teresa Cristina Tarlé Pissarra, da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) de Jaboticabal. Foram promovidas palestras e práticas de campo sobre hidrologia florestal, interceptação da água pela floresta e a interface com o solo.

A visita contou com a participação de pesquisadores internacionais, como o professores Fernando António Leal Pacheco e Luís Filipe Sanches Fernandes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, e pesquisadores de outras Universidades, como a Unesp – Jaboticabal, Unesp – Dracena, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O evento foi promovido como uma das ações do Grupo de Política de Uso do Solo (PolUS), credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sediado na Unesp -Jaboticabal.

Foto: Acervo Instituto Florestal