
19/12/2019
Mais de 500 pessoas foram atendidas ao longo deste ano
O Instituto Florestal (IF) realizou as últimas Caminhadas Históricas do ano de 2019. A atividade começou no início do ano passado, em comemoração ao aniversário do Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL), na zona norte da capital, e cresceu. Iniciativa do Museu Florestal “Octávio Vecchi” e do Movimento Conservatio, a Caminhada já foi replicada em outros espaços.
No dia 23 de novembro, aconteceu a primeira Caminhada Histórica realizada na Estação Experimental de Tupi, no município de Piracicaba. A atividade incluiu apresentações sobre a história do bairro pelo Sr. Angoline, pelo estagiário Maycon Costa, Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente da prefeitura, e pela funcionária do IF Rosa Maria Galera Gonçalves. Além do Caminho Histórico, foram realizadas trilhas monitoradas e também uma exposição de fotos antigas. Participaram 50 pessoas, entre elas alunos da Escola Estadual Pedro de Mello e moradores do distrito de Tupi.
A última caminhada do ano no PEAL, onde tudo começou, também reuniu cerca de 50 pessoas no dia 7 de dezembro. Os visitantes percorreram prédios e arboretos antigos. Com conteúdo denso e atividades lúdicas, foi contada a história do Parque e sua relação com a história da conservação da natureza. Ainda no mesmo dia, foi realizado um plantio de baobá no Parque promovido pelo Museu Florestal “Octávio Vecchi”. As seis edições da Caminhada realizadas no PEAL em 2019, que tiveram o apoio da Coordenadoria de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, reuniram cerca de 470 pessoas.
Ao longo do ano, a atividade também aconteceu em outras áreas, como a APA do Carmo, na capital, e a Reserva Biológica do Alto da Serra, em Paranapiacaba.
Fotos: Acervos Museu Florestal e Estação Experimental de Tupi